Na tarde desta segunda-feira, 6, o Palácio do Itamaraty, é sede de um encontro que deve reunir embaixadores de 37 países produtores/consumidores de café. Na ocasião, haverá uma cerimônia de lançamento da candidatura brasileira ao cargo de diretor-executivo da Organização Internacional do Café.
Relacionadas
O governo federal irá apresentar a indicação de Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como candidata do país para a diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC).
A recomendação para a indicação de Vanusia foi consensual entre os elos da cadeia produtiva do café, e o governo acolheu a proposta. A eleição ocorrerá em abril de 2022. Caso seja aprovada, terá a missão de representar o setor cafeeiro nos encontros internacionais.
O encontro de hoje também servirá para debater os desafios e as oportunidades da cafeicultura global, segundo o presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenComex), deputado Evair de Melo (PP-ES).
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e o segundo maior consumidor. Para a FrenComex, é importante que o Brasil assuma o protagonismo na atividade global. Para isso, encontros como esse servem para construir pontes na retomada econômica. “Sustentabilidade e justa remuneração ao produtor serão o centro da agenda”, disse Melo.
Quem é Vanusia Nogueira
Filha e neta de produtores e comercializadores de café, Vanusia Nogueira é doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrado em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil.