O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) ordenou que militantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) saiam das terras que invadiram no oeste paulista. O grupo tem cinco dias, a partir deste domingo, 19, para cumprir a decisão liminar da juíza Viviane Cristina Parizotto Ferreira.
De acordo com a denúncia, os sem-terra invadiram fazendas nos municípios de Marabá Paulista, Presidente Prudente, Sandovalina e Rosana. Os militantes denominam a onda de invasões nesta época do ano de “Carnaval Vermelho”. A FNL, liderada por José Rainha, ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), concretizou mais de cem invasões no período.
Os militantes reivindicam áreas devolutas do Estado para a implantação de assentamentos da reforma agrária aos sem-terra. Até o momento, há mais de 400 famílias nas propriedades de terceiros.
Os integrantes da FNL dizem que pretendem invadir mais fazendas em outras cidades do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo. Conforme declara o grupo, o objetivo é chamar a atenção das autoridades para a necessidade da reforma agrária no Estado.
Relacionadas
Aprosoja repudia invasões
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de São Paulo (Aprosoja) manifestou repúdio às invasões de terras no oeste paulista. A entidade informou que condena “a violência, a relativização do direito de propriedade, a destruição de patrimônio e a barbárie de práticas criminosas que deveriam há muito ter ficado no passado”.
Além disso, a Aprosoja solicita que as autoridades paulistas “atuem de maneira firme e contundente, no sentido de desmobilizar as invasões e criminalizar os líderes e demais envolvidos nestes atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito”. Por fim, a associação considera que “o crime , a desordem e a agitação” podem conduzir o país ao caos.
Invasões em queda
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 11 invasões de fazendas foram registradas no país em 2021. No ano anterior, foram apenas seis. Em 2019, sete. Trata-se dos menores números verificados desde 1995, quando o Incra passou a organizar as estatísticas.
Nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), os sem-terra invadiram quase 2,5 mil fazendas. Os primeiros governos de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2010, registraram cerca de 2 mil invasões. Na era Dilma Rousseff (PT), em contrapartida, houve menos de mil crimes dessa natureza. Os números mostram que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta um desempenho melhor até mesmo que o verificado na gestão de Michel Temer (MDB), que durou de agosto de 2016 a dezembro de 2018. Foram 54 invasões durante o tempo em que o emedebista esteve à frente do Planalto, enquanto nos últimos quase quatro anos não passaram de 15.
Leia mais: “O MST agoniza”, reportagem publicada na Edição 115 da Revista Oeste
DESSES INVASORES SÃO PROFISSIONAIS, A MANDO DE UM EXPLORADOR MAIS PROFISSIONAL AINDA, COMO É O CASO.
QUANTOS DESSES INVASORES SABEM MANEJAR UMA ENXADA OU CULTIVAR A TERRA? OU SERÃO INVASORES PROFISSIONAIS, A MANDO DE UM EXPLORADOR MAIS PROFISSIONAL AINDA, COMO É O CASO?
É, se naobastassem os desastres naturais CHUVA EM BERTIOGA..DESABAMENTOS O E MST MUDA DE NOME, MAIS VOLTOU com força em especial em SÃO PAULO, ESTADO destruído por ser berço ou chiqueiro dos petralhas e puxadinhos.
a corja tá de volta…. não é por menos que querem recolher todas armas de novo….
É esse o motivo que o povo foi implorar para o Bolsonaro ficar no poder.
Invasor é bandido e precisa ser tratado como tal!
Cadê o pai dos pobres? Manda cobrar dele. Qualquer propriedade invadida, se tem direito a defesa. Entrou sem se convidado, saía na marra…. manda fazer isso nas fazendas do MS e MT, serão muito bem recebidos….. chumbo.
Simples, aço na testa dos TERRORISTAS, nao esperem qq açao deste desgoverno-impostor
Esse pessoal está parado nos anos 80 igual o chefe deles. Lula já colocou uma pessoa do MST no seu governo.
Saqueadores.
Rainha é ex-presidiário.
Virou moda todos os ex-presidiários apossarem (roubarem) os trabalhadores pagadores de impostos
Tudo recomeçando. Não adianta, são tão ladrões quanto o líder e o atual chefe de todos, o Nine.
Arregaçaram geral.
Queria que invadissem os quartéis da FFAA. Afinal lá tem terras da união com estradinha asfaltada e meio fio pintado.
São bem mais machos que as FA! Esses são melâncias e se venderam a tempo!!!
Eh só o patrimônio público (prédios, monumentos, etc) que não podem ser invadidos e destruídos, que os autores são presos e punidos ?
Já a propriedade privada pode ser invadida e destruída que é considerada manifestação democrática e os autores ficam impunes ?
Eh assim que as leis funcionam neste país ?
Dois pesos e duas medidas ?
Mas a safada da estocadora de ventos, tirou (terrorismo) pra esses casos. Simples! Dois pesos 2 medidas… então que os proprietários deem o peso de aço merecido!
José Rainha, natural aqui do Sul do Estado do Espírito Santo, tem vários mandados de prisão, mas ninguém consegue prendê-lo. É um descalabro. Bolsonaro deu títulos de terra a quem não tinha daí o porquê de ter apresentado os melhores resultados desde 1995. Essas invasões de terra no Oeste paulista é estimulada pela Esquerda, PT e o sonso do Lula, a fim de desmoralizar o governo de Tarcísio e a Direita. O governador Tarcísio tem que agir com toda a firmeza e botar esses invasores atrás das grades. Isso já é o começo para a instalação de uma ditadura de Esquerda no país. Fora Esquerda!
O bom que o MST e CUT já estão enfurecidos com o Descondenado Comunista de Extrema Esquerda, com sinalização de uma paralisação em breve. Mas ele irá resolver, dando um ticket de 18,00, pão com mortadela, cesta migalhas….. afinal estão com saudades….. merecem se lascar. Acreditaram e foram tapiados….
Patriotas!,,!!!
Vamos voltar para as ruas….não podemos mais permitir isso…uns podem, outros não.
Vamos voltar às grandes manifestações nas capitais…
No governo Bolsonaro éramos felizes e não sabíamos. O L era de liberdade.
Que sem terra são esses? na foto não vejo nenhum “agricultor descalço com enxada na mão” , o que vejo são carros novos ” até melhores que o meu” e pessoas bem vestidas não vejo nenhum agricultor do tipo “Jeca Tatu” reinvidicando terra para trabalhar , tudo safado , tem que por pra fora mesmo , e rapidinho.
São terroristas, saquadores…
Bando de vagabundos desocupados, é isso aí faz o “L”, é só o segundo mês de Satanás de 9 dedos e sua onda de demônios socialistas, Brasil vai acabar se vcs ficarem sentados de boca aberta.
Mas é fácil, basta nivelar o tratamento, serem tratados igual os invasores, saqueadores, estupradores e assassinos de terras que pertencem aos povos originários, o que fizerem com uma quadrilha, devem fazer com a outra.
Isso aí pode, nem a midia suja, os togados militantes políticos não se pronunciam . Essa corja de baderneiros no desgoverno do Luladrao volta a cena do crime.
Esses terroristas devem ser tratados como tal, na porrada, no caceteie da polícia, bando de vagabundos
FORA LULA!!!!!!!!!!
#faizueli e espere pelo pior. Cadeia pra você, saques e invasões pra mim. Esperem pelo pior…
Alguém responde esta pergunta ??
Atitudes desta natureza são manifestações democráticas ??
Os sinistros podem responder ??
Isso aí pode, nem a midia suja, os togados militantes políticos não se pronunciam . Essa corja de baderneiros no desgoverno do Luladrao volta a cena do crime. O
O Lewandowisk deve estar no meio dessa invasão , graças ao STF o Brasil está à deriva em um oceano com tormentas
Imagina! O LavaTowisky é homem sério.
Agora com petralhas em Brasília tomaram coragem, vamos ver agora se a justiça vai funcionar, o que não e bem certo pois a maior instância tem lado
faz o “L” !
Chumbo. Um disparo vindo do nada e ponto final. VIOLENCIA TEM QUE SER RESPONDIDA NO MESMO NIVEL.
É isso aí! Rápido e educadamente: “se mandem dessa terra”!
Então… faz o L.
Voltou a zona!
Sem problemas para o bandido Rainha e sua turma.
É só acionar o ministreco Perdeu Mané, que o mesmo resolve.
Ele já se posicionou, dizendo que numa invasão, o pilantra responsável por isto, não poderá ser expulso, sem antes haver um estudo sócio econômico, blá blá blá blá blá blá……..
Vaum trabaiá, vagabúndus!…
Esse é o resultado do L de ladrão.
Será que o xandeco vai mandar prender os terroristas apoiadores do lula ladrão?
Calma, logo o riquinho Bolos e o padreco falso socialista arrumam um ‘cumpanheiro’ iluministro do Olimpo e suspendem a liminar. Afinal de contas, os ‘democráticos’ do MST lutam pela igualdade e distribuição de riquezas, dos outros é claro.