A empresa de tecnologia Meta e a Fundação Dom Cabral (FDC), uma das principais escolas de negócios do país, realizaram um trabalho em parceria em um estudo inédito, que apresenta, pela primeira vez, um mapa de inovação e transformação dos negócios no Brasil.
Nesta edição, o levantamento analisa os desafios e os impactos da transformação digital no agronegócio, um dos setores que mais crescem no país.
Mapa sobre tecnologia aplicada no agro
O projeto vai apontar o que as empresas do agronegócio entendem e desenvolvem como melhores práticas, avaliando o uso de tecnologias e o fomento à cultura de inovação.
Segundo as empresas, a análise permitirá a construção do mapa de maturidade digital das companhias brasileiras focadas em agronegócio e o retrato de como estão se preparando para os desafios futuros.
“O propósito do estudo é mapear o cenário nacional, apresentando ideias e destaques do setor. Esta análise servirá de alicerce para o planejamento de novas diretrizes para a realidade do agronegócio”, destacou Telmo Costa, CEO da Meta.
Caminho para o crescimento
De acordo com o professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, Hugo Tadeu, a pesquisa tem como objetivo “propor caminhos para o crescimento, mais ainda no contexto do cenário econômico brasileiro”.
O mapa é destinado a executivos de tecnologia e de empresas das diversas áreas do agronegócio. Os participantes do estudo terão acesso a conteúdos exclusivos e encontros para discussão dos principais temas do setor.
A Meta e a FDC afirmaram que as respostas das empresas serão confidenciais, e os dados são analisados de maneira anônima e estatística, sem divulgação de detalhes individuais.
Costa ressaltou que a tecnologia está a serviço de toda a cadeia produtiva do agro. Ele também afirmou que o levantamento acompanha os avanços na agricultura de precisão e o uso da inteligência artificial, da robótica e da inteligência das coisas no setor.
Porém, as empresas do agronegócio precisam estar preparadas para lidar com a evolução tecnológica para alavancar o setor.