O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, 18, uma mensagem de alerta vermelho, o que representa “grande perigo”, de baixa umidade. O aviso, que ficará ativo das 14h às 17h, abrange áreas da fronteira agrícola do Matopiba.
Parte do oeste da Bahia está no mapa do mais novo alerta vermelho. O mesmo ocorre com o sul do Piauí e trecho do sudeste do Maranhão
A previsão do Inmet indica umidade relativa do ar abaixo de 12% para essa parte do Nordeste. Ainda de acordo com o instituto, o alerta vermelho pega o extremo leste do Tocantins, o outro Estado que integra a fronteira agrícola do Matopiba.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Em razão de possíveis queimadas decorrentes dos incêndios florestais, o órgão adverte a população quanto aos cuidados com a saúde. O motivo está associado à possibilidade de formação de grandes nuvens de fumaça que podem causar doenças pulmonares e dores de cabeça.
Orientações para quem estiver no Matopiba

De acordo com especialistas do Inmet, moradores da região do Matopiba devem assumir uma série de cuidados no sentido de evitar mal-estar e riscos mais graves à saúde em meio ao alerta vermelho de baixa umidade. Na mensagem, o órgão relaciona diversas instruções voltadas, especialmente, à hidratação. São elas:
- beber bastante líquido;
- evitar atividades físicas durante clima seco;
- evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- usar hidratante para pele e umidificar o ambiente;
- evitar bebidas como café e álcool, que causam perda de líquido; e
- buscar informações na Defesa Civil (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros (telefone 193).