As vendas de tratores e máquinas agrícolas cresceram 16% ao longo de 2022. O dado aparece no mais recente relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O órgão publicou o documento nesta quinta-feira, 5.
De acordo com a Fenabrave, as vendas de tratores e máquinas agrícolas continuam aquecidas “com as boas perspectivas para a safra de 2023”. A avaliação encontra lastro nos levantamentos da companhia nacional de abastecimento (Conab).
As previsões do órgão prevê que o agronegócio brasileiro terá a maior safra da história em 2023. Segundo os cálculos da Conab, a safra de grãos deve chegar a cerca de 310 milhões de toneladas no ciclo atual. Caso os número se confirmem, o crescimento chegará a 15% — um incremento de 40 milhões de toneladas.
Pelos cálculos da instituição, a colheita de grãos do agronegócio brasileiro deve cobrir 77 milhões de hectares na safra em curso. Ou seja: cerca de 3% mais que no ciclo anterior.
No Brasil, os produtores de grãos cultivam, principalmente, soja, milho, algodão, trigo, arroz e feijão. Essas culturas demandam alto grau de mecanização tanto para a semeadura, quanto para a manutenção e a colheita. Na lista de equipamentos, máquinas como tratores e colheitadeiras.