Um dos maiores destinos internacionais para a carne suína, o México suspendeu a entrada desse alimento com origem no Brasil. A decisão partiu da Justiça mexicana — que por meio de uma liminar atendeu a um pedido dos produtores de seu país.
A entrevista fez Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, embarcar para o país na terça-feira 28. De janeiro a outubro de 2023, o agronegócio nacional faturou US$ 57 milhões com esse produto no mercado mexicano.
A cifra coloca o país como o nono maior destino internacional desse alimento para a indústria brasileira. No período, as exportações brasileiras a esse cliente somaram 23 mil toneladas. A venda do produto brasileiro ao mercado mexicano começou ganhar fôlego em fevereiro deste ano, depois de 20 anos de negociações.
Em 2022, por exemplo, o país faturou somente US$ 1 mil com as vendas brasileiras desse produto ao mercado do país latino.
Consumo de carne suína no México
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, serão importadas 1,3 milhão de toneladas de carne suína pelo México em 2023. Apenas China e Japão vão comprar volumes maiores, 2 milhões de toneladas e 1,5 milhão de toneladas, respectivamente.
Grande exportador brasileiro
Atualmente, Santa Catarina é o maior exportador desse tipo de proteína no Brasil. Não por acaso, 55% da carne suína que vai do Brasil para o México tem origem no Estado.
A redação informa que o México suspendeu a exportação de carne suína do Brasil? E o México tem o poder de suspender a exportação de um pais?
Tem quem queira…!
Quando o México sentir falta da carne de porco, será tarde demais.