O Ministério da Agricultura (Mapa) está selecionando startups na Região Nordeste do país. As inscrições podem ser feitas até 14 de novembro pelo portal Agro Hub Brasil.
De acordo com o Mapa, o AgroNordeste Digital — Desafio de Startups do Agro é a maior chamada de startups do agro na Região Nordeste. Duas categorias formam a competição: uma aberta e uma regional.
Na primeira, poderão concorrer empresas nacionais ou internacionais já em funcionamento e com soluções maduras ou em vias de validação. Dessas, 12 serão selecionadas para apresentar suas soluções na final. Já a segunda é exclusiva para startups em estágio inicial de desenvolvimento da região.
Divisor de águas
“Esse projeto será um divisor de águas, pois, além de aproximar tecnologias e soluções das startups às demandas dos produtores e empreendimentos rurais, vai também oportunizar a aproximação às fontes de recursos privados para investimento nas melhores soluções”, disse Daniel Trento, coordenador-geral de Inovação Aberta da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa. “Estamos convidando também os fundos de investimentos, hubs e aceleradoras de todo país para participarem da chamada.”
Para a competição, foram escolhidas as principais aéreas agrícolas do Nordeste. Na lista, Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia), Vale do Jaguaribe (Ceará), Vale do Açu (Rio Grande do Norte), Campina Grande (Paraíba) e Oeste Baiano (Bahia). Os principais desafios propostos estão relacionados à rastreabilidade da cadeia produtiva, aos bioinsumos, à digitalizações de processos e às gestões de recursos hídricos, custos e comercializações.