O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma “missão técnica” em Havana, capital de Cuba, de 14 a 19 de julho. O objetivo da viagem, segundo o órgão brasileiro, foi discutir e planejar projetos bilaterais entre os dois países.
A visita teve como foco a recuperação de áreas degradadas e o desenvolvimento sustentável da agropecuária cubana, de acordo com a pasta.
Representantes do Instituto de Ciência Animal e da Estação Experimental de Pastagens e Forragens Índio Hatuey, da Universidade de Matanzas, participaram das reuniões.
Além disso, foram realizadas visitas a propriedades rurais de pecuária bovina e caprina nas regiões de Mayabeque e Matanzas.
Em ambos os locais, técnicos brasileiros observaram o trabalho com caprinos para controlar a proliferação do marabu, um arbusto espinhoso que contamina 18% das terras agricultáveis de Cuba.
Segurança alimentar de Cuba
Segundo Rodrigo Almeida, coordenador-geral do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, a cooperação entre Brasil e Cuba visa a ampliar a segurança alimentar e nutricional da população cubana.
Almeida acrescenta que a relação serviria para aprimorar políticas públicas e tecnologias agrícolas no Brasil. “Esses projetos reforçam a presença internacional do Ministério da Agricultura na América Central e Caribe, com ações de cooperação técnica, bem como os laços do Mapa com a Agência Brasileira de Cooperação”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A delegação brasileira incluiu Lucas Fiuza, coordenador de Cooperação Internacional da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Eudóxio Oliveira, coordenador de Recuperação de Áreas Degradadas, e Alexandre Barcellos, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
PT assina acordo com Partido Comunista cubano
Ainda em março, representantes do governo petista estiveram em Cuba. A deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, esteve na ilha caribenha. Lá, ela assinou um acordo de cooperação e intercâmbio com o Partido Comunista cubano.
O tratado é similar ao que o PT assinou em setembro do ano passado com o Partido Comunista da China. O pacto entre petistas e comunistas cubanos visa reforçar os laços entre as duas organizações e fortalecer a troca de experiências.
Projetos bilaterais?? Isso não existe. Em Cuba, tudo é miséria. O ministério PTista está indo lá para levar tecnologia de produção de alimentos para que o comunismo continue vivo. Mas não vai adiantar. Enquanto a ideologia comunista continuar na ilha, a miséria também permanecerá.
Espero que relatem no Brasil o choque de realidade, mesmo que sejam em círculos próximos.
Troca de experiências. Çei. Troca monetária daqui pra lá, pode colocar uma lupa nisto!
Que gente feia. Feia por dentro e por fora.
Mal vestidos, sem postura e feios mesmo.
Porto de Mariel Agrícola.
Tudo pra disfarçar transfusão de dinheiro dos pagadores de impostos brasileiros pro regime ditatorial vigente.