A moratória da soja foi criada em 2006, entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais e a Associação dos Exportadores de Cereais. Pelo acordo, as empresas exportadoras do grão só podem comprar soja vinda de propriedades rurais que não desmataram depois de 2008, na região da Amazônia.
A regra surgiu depois de um relatório publicado pelo Greenpeace, em 2006, que mostrou a expansão da cultura de soja na região da Amazônia como promotora do desmatamento.
Na volta do recesso parlamentar, a deputada federal Cel Fernanda (PL-MT) vai protocolar um requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar as ONGs que implantaram a moratória.
Em A Força do Agro desta quinta-feira, 1º, o espectador vai entender como a regra pode prejudicar o desenvolvimento econômico das regiões da Amazônia.
A soja é um dos trunfos do agronegócio
A agronegócio é o “Brasil que dá certo”. A grandeza e o potencial do setor, bem como os desafios que devem ser superados, são abordados diariamente no programa A Força do Agro.
O setor representa quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro — e não para de crescer. As transformações do setor ocorrem em alta velocidade e impactam o mundo rural. O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e, nos próximos anos, deve ser o principal fornecedor.
E não para aí. O agronegócio está presente no dia a dia das pessoas. Não apenas na mesa, mas na roupa, nos cosméticos, no transporte, na energia, na vida.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta. O objetivo é conectar o campo à cidade, de uma maneira leve e descontraída.
Serviço
A Força do Agro
De segunda a sexta-feira
Às 19h50, depois do Oeste Sem Filtro
Acompanhe também pelo canal A Força do Agro, com conteúdo exclusivo
Vamos derrubar esta moratória idiota.O país precisa continuar crescendo.
Greta cadê você? Manipulada pelos gigantes, socialistas, democratas, comunistas, eletricistas ….. não importa o regime. O “Sistema” é muito poderoso.