A jornalista ambiental Liana John morreu na noite desta sexta-feira 23. Especialista no tema ambiental, Liana escreveu sobre meio ambiente, ciência e agricultura por mais de quatro décadas. Entre outros veículos de comunicação, trabalhou na National Geographic Brasil, Horizonte Geográfico, Veja, Planeta Sustentável, Rádio Eldorado e na Revista Pantanal. Durante 6 anos, foi editora executiva da revista Terra da Gente e, por 15 anos, comandou a editoria de Ciência e Meio Ambiente da Agência Estado.
Ela escreveu mais de 10 livros e recebeu 5 vezes o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica. Foi vencedora do Biodiversity Reporting Award, Latin American Category (2009), da Conservation International; do Prêmio Embrapa de Reportagem e do Prêmio HSBC de Imprensa e Sustentabilidade.
Liana era casada com o pesquisador Evaristo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial e colunista de Oeste. Ela deixa quatro filhos, Tiago, Íris, Melissa e Daniel, e o neto Nico.
Há seis anos, Liana foi diagnosticada com câncer no pâncreas e morreu em decorrência da doença. O velório será aberto a todos e acontecerá neste sábado, das 14 às 16h, no Cemitério Flamboyant (Bairro Gramado), em Campinas.
Evaristo, aceite nossas condolencias, e o respeito pela impecavel atuação profissional da Liana….Uma grande perda do ambientalismo responsavel