José Luis Cutrale morreu na quarta-feira 17, em Londres, aos 75 anos. Referência no agronegócio mundial, o empresário ficou conhecido como ‘Rei da Laranja’ por comandar uma das maiores exportadoras de suco da fruta no planeta.
Ele morava em Araraquara, a quase 300 quilômetros da capital São Paulo, e era casado com Rosana Falcioni Cutrale desde 1972. Em nota, os filhos Júnior, Henrique e Graziela Cutrale lamentaram a morte do “querido pai, professor e mentor”.
O empresário ajudou o pai, José Cutrale Júnior (1926-2004), a fundar a Sucocitrico Cutrale Ltda em 1967. A empresa se dedica ao cultivo de laranja, bem como a fabricação do suco e de subprodutos extraídos no processo. Além disso, em sociedade com o Grupo Safra, ele era proprietário da americana Chiquita Brands, uma das maiores produtoras de bananas do mundo.
Os negócios colocaram a fortuna de José Luis entre as 31 maiores do Brasil, de acordo com o ranking de bilionários da revista Forbes. O patrimônio do empresário estava próximo de US$ 2 bilhões.
“Pessoa de poucas palavras e grandes compromissos, de fácil trato, brilhante nos negócios, lutador incansável, nosso pai pautou sua vida pela gentileza e respeito ao próximo, trabalho árduo, honestidade, humildade e discrição, valores esses que nos transmitiu, para que junto com seus seis netos perpetuemos o seu legado familiar e empresarial”, diz o comunicado da família. José Luis nasceu na cidade São Paulo em 17 de setembro de 1946.
Genio do empreendedorismo? Gênio da manipulação de preços através de monopólios e pressão governamental.
Segundo a esquerda um capitalista morreu…. menos um! falam eles. A família Cutrale, foi pioneiro na industrialização do suco da laranja, quebrou a hegemonia dos americanos, que eram os lideres do mercado mundial, a partir dai outros seguiram o mesmo caminho, fazendo o Brasil um dos maiores exportadores de laranja do Mundo.
Admiro empresários assim, competentes e discretos. Meus sentimentos à família.