Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), reconheceu que o mundo precisa da agricultura brasileira para sobreviver. A fala ocorreu durante um encontro realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária em Brasília, na segunda-feira 18.
“Eu sei que o mundo não sobrevive sem a agricultura brasileira”, disse Ngozi. “Precisamos pensar nos desafios futuros, não só do Brasil, mas do mundo todo. Estou animada sobre o que o Brasil tem a dizer sobre a área ambiental e as tecnologias produtivas com potencial de descarbonização.”
A diretora-geral da OMC ainda afirmou que teme uma “crise alimentar sem precedentes”, causada pela invasão russa à Ucrânia. Assim como o Brasil, os dois países são exportadores de alimentos. Por exemplo, ambos estão entre os grandes fornecedores globais de trigo, cevada e milho, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).
Agricultura brasileira no cenário mundial
A produção agrícola do Brasil é uma das grandes responsáveis por fornecer alimentos ao mundo. Um estudo feito por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mostra que o país é capaz de alimentar cerca de 800 milhões de habitantes em todo o planeta.
Segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento, a agricultura brasileira vai colher cerca de 270 milhões de toneladas em 2022. A produção nacional de soja, por exemplo, é a maior do planeta, conforme informações do USDA. Além disso, o país é um grande produtor de frutas e o maior fornecedor global de itens como açúcar e carne bovina.
Leia mais: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste
Ahhh…se nosso governo pudesse trabalhar sem a safadeza de muitos….agora era a hora do Brasil agiganta.
A Greta deve estar tendo pesadelos em seu bercinho.
“(…) “crise alimentar sem precedentes”, causada pela invasão russa à Ucrânia. (…)”
Isto não parece lógico.
Ou a gestão e planejamento da agricultura dos países foi mal feita, ou esta crise alimentar foi construída e isto tem um objetivo claro de domínio mundial; novamente o medo, a fome e etc.
Em ambos os casos é preciso afastar definitivamente os gestores-políticos; seja por incapacidade ou maldade.
Em uma guerra falta tudo.
Começando pela vedade, justiça e lealdade.
É sempre uma escolha a quem se deseja servir: a verdade ou a mentira.
Só não concordo com a parte “causada pela invasão russa à Ucrânia”.
Não digo que a Rússia é inocente, mas a causa da falta de alimentos não foi a ‘invasão à Ucrânia’… foi causada em grande parte pelas sansões aplicadas de forma indiscriminada! Logo por quem? EUA. Francamente!
Pelo que me lembro foram eles que usaram a B. Atômica, não?
Os donos do mundo!
Me faz lembrar do stf. (Sim, com minúsculas mesmo.)
Acabando as narrativas dos militontos kkkkk 👏
E AS MASCARAS VÃO CAINDO…
Com a continuação desse Governo sério o Brasil será, em breve, uma grande potência no mundo.
Emanuel ‘Lacron’ e toda a corja esquerdista que acusaa, cinicamente, o Governo Bolsonaro de danos ao meio ambiente, sabem que tudo não passa de mentiras imorais. Sua intenção é sabotar o agronegócio brasileiro, imbatível mesmo diante da produção ineficaz e subsidiada da Europa.
O Brasil substituiu a prática de roubo e corrupção, por produção e exportação de ALIMENTOS.
Boa. Júlio!
É importante que essa autoridade máxima da OMC diga a comunidade europeia que os criminosos brasileiros como LULA que vão ao exterior difamar o pais estão criando problemas para a humanidade. Imaginem se o governo Bolsonaro “ficasse em casa” desde o início da pandemia e não encorajasse o negócio agropecuário com a habilidade da ministra Tereza Cristina e dos demais ministros.
E os europeus e norte americanos dizem que o Brasil desmata a Amazônia para plantar soja. Quem conhece a região sabe que lá não tem plantação de soja devido ao terreno impróprio para o plantio.
A soja se concentra no cerrado brasileiro produzimos muito com um menor espaço de plantio.
Os europeus e norte americanos não sabem de nada sobre o Brasil e infelizmente tem pessoas falando mau do país espalhando fake sobre o país.
Tenho orgulho de ser brasileiro e temos um grande potencial para o mundo, por isso temos que cuidar do nosso território, mar territorial e espaço aéreo.
Demorou, mas o mundo vai reconhecer o Brasil como o maior fornecedor de alimentos do mundo, sim.
Em contagem regressiva para ler/ouvir protestos da esquerdalha iMunda contra Ms.Ngozi por ela ter falado a verdade sobre o agro brasileiro.
Aguardo também senador correr e pedir ao STF para interpelá-la. Afinal, onde já se viu falar que o mundo não sobrevive sem a agricultura brasileira?
Kkk… O senador ranzinza vai protestar fazendo greve de fome!