A New Holland Agriculture acaba de lançar o primeiro trator agrícola com acessibilidade para condutores com deficiência motora nas pernas. O modelo TL5 Acessível é produzido na fábrica de Curitiba, capital do Paraná. A marca está entre as principais fabricantes de máquinas destinadas à produção rural no planeta.
O preço do trator com acessibilidade gira em torno de R$ 310 mil. A New Holland está entre as principais fabricantes de máquinas destinadas à produção rural no planeta.
Saiba mais
“Com este lançamento do trator acessível, queremos dar às pessoas uma oportunidade”, disse Paulo Máximo, diretor de marketing comercial. “Não se trata apenas de disponibilizar uma tecnologia nova no mercado de máquinas agrícolas, mas também de valorizar as pessoas com deficiência e devolver a elas o protagonismo de suas vidas.”
Trator com acessibilidade para todos
De acordo com Máximo, o modelo deve proporcionar condições de trabalho iguais a todos no campo, oferecendo conforto, segurança e performance. O TL5 Acessível é equipado com uma plataforma de elevação e um joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para fazer o seu próprio embarque e desembarque. Contudo, os ajustes não impedem que condutores sem restrições de mobilidade possam operar o trator.
Flávio Mazetto, diretor de marketing de produto da companhia, disse que o desenvolvimento do modelo se deu em razão da demanda dos clientes. “Como uma marca que se preocupa em melhorar a experiência do cliente, este trator acessível surgiu a partir de uma necessidade real de muitos agricultores”, comentou. Ele declarou que os clientes foram fundamentais para a empresa chegar ao produto final.
“As pessoas com deficiência, inclusive as que vivem e trabalham no campo, querem ter autonomia para poder realizar suas atividades por conta própria”, disse Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina. “O trator com acessibilidade permitirá eliminar barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de acessarem o posto de operação de uma máquina.”