Ao longo de 2024, os agricultores do Nordeste produziram 812 mil toneladas de uvas. A safra da região garante quase metade da colheita brasileira e supera a do Chile — país reconhecido pelo vinho, a principal bebida feita com a fruta.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
No mesmo período, os chilenos colheram 683 mil toneladas da fruta. Ou seja, a produção de uvas do Nordeste superou a do Chile em 10%.
Onde agricultores do Nordeste cultivam uvas?
O cultivo nordestino ocorre às margens do Rio São Francisco, principalmente nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), bem como no entorno deles. Esse cultivo se tornou possível graças ao emprego de ciência e tecnologia.
A área onde ocorre o cultivo tem poucas chuvas, solo pobre e altas temperaturas. Porém, o uso de irrigação, viabilizado pela abundância hídrica do São Francisco, garantiu a disponibilidade de água para os agricultores. A questão da fertilidade foi resolvida com o desenvolvimento de plantas mais adaptadas às condições da região, aliada ao uso de fertilizantes e defensivos agrícolas.
Essas inovações permitiram que a região tivesse duas safras da fruta por ano — um caso único no mundo. A pujança atraiu vinícolas para essa parte do país, transformando essa região do Nordeste em um polo para a produção de sucos, uvas frescas para exportação e vinhos.
O plantio das primeiras mudas de espécies para a produção vinífera ocorreu na década de 1970. Nos anos 1980, houve o início das vendas vinho do Vale do São Francisco. Desde então, a fabricação da bebida ganhou força e, em 2022, recebeu um selo de indicação geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Oi bom dia este artigo merece muita evaluaçao ja que primeiro a safra de uva de vinho e uva de mesa o de exportaçao ė diferenciada
No norte do chile principalmente se faz colheita de uva de exportação que uma caixa custa 35 dolares aprox pela qualidadoe e um trabalhador agricola ganha 6000 reais mas casa e comida coisa que o nordeste nao paga , e tambem do destilado pisco que uma garrafa no brasil custa 100 reais
No centro e sul do chile estao as safras de uva de vinho temos todas as marcas que o brasil recebe.
Segundo petrolina juazeiro na tem como superar em qualidade da uva ao deserto de atacama.
Só espero que a Uva vendida nos supermercado diminua os absurdos preços hoje praticados. R$ 19,00 para 1/2 kg de uva é proibitivo.