A desapropriação da Fazenda Floresta & Texas, pertencente à família Bettim há mais de 60 anos, em São Mateus, Espírito Santo, culminou na expulsão dos produtores rurais de suas próprias terras pelo governo Lula nesta quinta-feira, 13.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Durante a tarde, a fazenda foi visitada por agentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que alegavam apenas “cumprir ordens”. Entre eles, esteve presente a superintendente estadual do órgão, a petista Maria da Penha Lopes dos Santos.
Neste mês, ela reclamou da demora no desfecho do processo contra a família Bettim. A propriedade é vizinha do assentamento Zumbi dos Palmares, administrado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Maria da Penha é defensora do grupo invasor.
Família Bettim é alvo do governo há 15 anos
Em 2010, durante seu segundo mandato na Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva decretou a desapropriação da Fazenda Floresta & Texas. Para isso, acatou a alegação do Incra de improdutividade da terra.
A família Bettim contestou a decisão e apresentou laudos periciais que mostram que a propriedade é produtiva e gera empregos na região. No entanto, em dezembro de 2024, a Justiça do Espírito Santo determinou que a família deveria desocupar a fazenda até 13 de fevereiro de 2025, esta quinta-feira.
Leia mais:
O caso ganhou repercussão nacional. Figuras proeminentes da política, como o senador Magno Malta (PL-ES), o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) e o deputado estadual Lucas Polese (PL-ES), criticaram a medida contra os produtores rurais. Além disso, mais de 400 pessoas se reuniram em São Mateus para protestar contra a desapropriação, em solidariedade à família Bettim.
A Constituição Federal prevê a desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária, desde que a propriedade não cumpra sua função social, o que inclui critérios de produtividade. Sob comando da família Bettim, a Fazenda Floresta & Texas tem os seguintes indicadores a apresentar:
- 100 mil pés de café;
- 5 mil pés de pimenta-do-reino;
- cultivo de mandioca;
- plantações de árvores frutíferas; e
- cerca de 500 vacas leiteiras.
Mesmo com esses dados que comprovam a produtividade, a Justiça, a partir de decreto assinado por Lula e por interesse do MST, deu aval para a desapropriação.
Pelas redes sociais, uma das integrantes da família Bettim, Viviane Bravim Bettim, lamentou a decisão. Diante da desapropriação, Polese e Malta sinalizaram que seguirão atuando — tanto na esfera política quanto na cobrança de mudança do entendimento por parte do Judiciário — para reverter essa situação.
Leia também: “Propriedade violada”, reportagem de Anderson Scardoelli e Isabela Jordão publicada na Edição 252 da Revista Oeste
Antes de ler a história toda, desde o laudo de 2009, eu acreditava que era uma injustiça, mas depois que li, mudei meu julgamento.
Sugiro que todos leiam e percebam que os donos, lá no começo da coisa toda, aceitaram que a fazenda era improdutiva e tudo mais. Acharam que iriam se dar bem em cima do processo, que iriam mamar no Brasil também, mas não foi bem só jeito que planejaram, e então mudaram a narrativa e fizeram a fazenda ser produtiva.
Na boa, tudo uma vergonha!
eu envenenaria a terra…….. totalmente………. com sal……..
Vai entregar as terras aos vagabundos do mst..
Tem ponta solta… é impossível desapropriar fazenda produtiva para assentamento sem o aval do dono. Não vi nada sobre a participação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES), que é a entidade que representa os produtores rurais capixabas.
Por isso onde passa é chamado de ladrão
covardia sem limites, impressionante a justiça agir a favor de invasores, com certeza destruirão a fazendo em pouco tempo, boa sugetão ECM, tirar fotos do antes (agora) e depois (perto da eleição do ano que vem) pois não precisará de muito tempo para os esquerdiopatas acabarem com tudo…..será uma excelente propaganda para o Taciso (futuro presidente)
Eu se fosse da família tocava fogo em tudo e entregava só cinzas pros parasitas. Eles vão destruir tudo de qualquer jeito mesmo, ninguém sabe nada de terra desses cretinos do incra e mst.
A minha região já foi um reduto do MST.
A coisa funciona assim :
– eles escolhem uma propriedade a ser invadida
( geralmente na beira da estrada e totalmente formada – veja se eles querem terra bruta no norte pra eles trabalharem e construir todas as benfeitorias ? ( NUNCA ).
– invadem a propriedade com muita exposição midiática e apoio de políticos e autoridades do judiciário esquerdistas )
– uma vez conseguida a terra, por lei, eles tem que ficar um período vivendo e explorando a propriedade.
Para burlar essa situação, eles as vendem através de um documento particular, e partem para a invasão de outra área, geralmente a reivindicando através do nome de um parente ou amigo.
E assim caminha a população brasileira com o seu comportamento bovino, sendo liderada pelo primata.
Anos de trabalho e cuidado com a terra serão destruídos em pouquíssimo tempo. Cada obra na propriedade deve ter uma história da família, um significado. Já para as pessoas que entrarão lá, nada diz nada. Sugarão o que puderem. A propriedade ficará irreconhecível. Sugiro fotos do antes e depois, será uma ótima propaganda do governo lula.
Somente no Bostil, com essa “justiça” acontece uma desgraça dessas… Viva Luladrão!
Esse governo é uma desgraça ao apoiar o MST através do INCRA
Invasores terroristas!
Que roubo gigantesco e asqueroso! Que caia uma maldição divina em todos esses VAGABUNDOS DO PT!
absurdo!
Pode até que seja revertida essa invasão, mas “os gafanhotos” irão destruir rapidinho tudo o que a família plantou e manteve durante anos. Têm certos momentos que acho que só com violência explícita podemos proteger nosso patrimônio.
Agora sim , vai passar a boiada no Brasil
No Brasil, bandidos, invasores e corruptos TÊM MAIS DIREITOS do que uma família que trabalha a terra há 6 décadas e gera emprego e renda!!
O comunismo bate a nossa porta!
Terrivelmente assustador que o regime lula esteja fazendo com os brasileiros! Meu Deus do céu! O governo simplesmente está roubando a propriedade privada de uma família! Que pavor.
Infelizmente o MST se apropia de mais uma fazenda produtiva.
Roubo na mão grande. O lula voltou.
Ninguém pode fazer nada por essa família? OAB? Ministério Público? TPI? ONU? OEA? Trump?