A Edição 227 da Revista Oeste, disponível aos assinantes desde a manhã desta sexta-feira, 26, conta propositalmente com expressões estrangeiras em um de seus títulos. Originária do mandariam, 城市與世界 é uma delas.
A palavra consta no título do artigo do colunista Evaristo de Miranda. De acordo com a plataforma on-line Google Translate, ela pode ser traduzida para o idioma português como “cidade e mundo”.
Por outros sites, contudo, há referências que indicam um significado mais amplo. Nesse sentido, 城市與世界 a tradução pode se dar com algo como “cidade global”.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
E o conceito de “cidade global” cabe bem para o agronegócio brasileiro. O setor, conforme Miranda ressalta em seu artigo em Oeste, se faz presente em praticamente todos os cantos do planeta. Tem vez de países pouco industrializados a grandes centros urbanos.
No texto, o colunista cita, por exemplo, a diversificação dos produtos da agropecuária do país que ganharam mercados no decorrer dos últimos anos. Itens de maior valor agregado — para além das commodities — passaram a figurar nas listas de exportações.
城市與世界 e urbi et orbi
城市與世界 não foi, contudo, a única palavra de fora da língua portuguesa a ter destaque na Revista Oeste desta semana. O texto de Evaristo de Miranda também deu vez, a saber, a uma expressão do latim: urbi et orbi. Os termos têm cunho religioso.
“A expressão latina urbi et orbi significa ‘à cidade [de Roma] e ao mundo'”, informa a Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). “Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo papa na sacada central da Basílica São Pedro em três ocasiões. Todos os anos, celebra-se o rito no dia de Natal e no dia da Páscoa, as maiores festas cristãs. Além dessas datas, concede-se a benção no dia da eleição de um novo papa logo depois do resultado do conclave.”
“Urbi et orbi é uma bênção solene para conceder indulgência plenária, ou seja, o perdão dos pecados”, prossegue a arquidiocese.
Sobre perdoar pecadores, Miranda afirma que seria bom se algumas pessoas, inclusive do governo, parassem de difamar o agronegócio brasileiro.
Clique aqui para ler a íntegra do artigo de Evaristo de Miranda.
Revista Oeste
A Edição 227 da Revista Oeste vai além do texto de Evaristo de Miranda. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Branca Nunes, Silvio Navarro, J. R. Guzzo, Alexandre Garcia, Edilson Salgueiro, Ana Paula Henkel, Eugenio Goussinsky, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Frank Furedi, Adalberto Piotto, Carlo Cauti, Flávio Gordon, Dagomir Marquezi e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.