O ProBrasil — Proteínas do Brasil é um novo fórum do agronegócio. De acordo com o seu comunicado de abertura, seus membros são oito grandes associações. Essas instituições representam empresas ligadas à produção de carnes, rações e biocombustíveis de origem animal.
Somadas, as companhias do setor “hoje formam um parque que emprega diretamente 1,4 milhão de trabalhadores”. Eles estão distribuídos em “754 indústrias”. Assim, essas empresas somam “uma receita estimada em R$ 1 trilhão”.
“Estas associações resolveram se unir em seus propósitos mais comuns, criando um novo fórum capaz de atuar com sinergia de ações, pensamentos e valores”, afirma o documento. Desse modo, seu conteúdo propõe a “articulação do setor de proteínas, com sua logística e abastecimento, em busca conjunta de soluções para os problemas e gargalos, dando continuidade ao processo de integração comercial entre governo e iniciativa privada”.
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/HQ773XTzhtg/hqdefault.jpg)
Os membros da ProBrasil
O novo fórum reúne oito instituições: além do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), participam da ProBrasil as associações brasileiras das indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), de Pescados (Abipesca), de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), além das associações brasileiras de Reciclagem Animal (Abra), de Frigoríficos (Abrafrigro), Proteína Animal (ABPA) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).