Um arquipélago com 115 ilhas e no Oceano Índico, a República de Seychelles é um paraíso tropical na África com renda per capita de US$ 17,8 mil por ano, de acordo com o Banco Mundial. São US$ 5,2 mil a mais que a média da China.
Assim, a população local pode ser considerada mais rica que a do gigante asiático, apesar de habitar uma das regiões mais pobres do planeta.
Independente do Reino Unido desde 1976, esse peculiar país africano abriga cerca de 100 mil habitantes. Em meio à renda alta, Seychelles conseguiu outro feito: o de ser um país da África com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de nível “muito alto”.
IDH de Seychelles
Com 0,802 pontos no indicador, o país alcançou 67ª melhor pontuação no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2023. A China (0,788), por exemplo, ficou na posição 75, e o Brasil (0,760), na 89.
A listagem da ONU abrange 195 nações. No topo, aparece a europeia Suíça com 0,967 pontos. E a pior colocação é da africana Somália: 0,380 pontos. Desse modo, o IDH de Seychelles está muito mais próximo das nações desenvolvidas que de seus vizinhos africanos.
Além disso, outra característica aproxima Seychelles aos suíços. Esse arquipélago é considerado um paraíso fiscal, sendo, portanto, destino de bilhões de dólares de super ricos do mundo inteiro.