O Paraguai paralisou as exportações de carnes bovinas para a Rússia. A medida ocorreu depois da retirada, no sábado 26, dos russos da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift, na sigla em inglês).
Daniel Burt, gerente da Câmara Paraguaia de Carnes, informou que os embarques já foram paralisados, mas que o produto em trânsito continuará seu curso até o destino final.
Exportações de carnes bovinas para a Rússia
Em 2021, os paraguaios forneceram quase 80 mil toneladas de carne bovinas para os russos. A quantidade equivale a cerca de meio quilo de proteína para cada habitante da Rússia. Os embarques russos rederam mais de US$ 300milhões ao Paraguai e ficaram apenas atrás das exportações para o Chile (US$ 700 milhões).
Com as restrições que afetam o envio de carnes para a Rússia, os paraguaios estudam direcionar a produção para outros mercados. De acordo com o jornal Valor Econômico, Taiwan foi o terceiro maior comprador de carne do Paraguai no ano passado, e uma tendência natural é procurar ampliar o escoamento para mercados que já consomem do país. Localizada no Mar da China, a nação importou 30 mil toneladas do produto paraguaio em 2021.
Isolamento russo
Depois da invasão russa à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, países do ocidente aplicaram diversas sanções à Rússia. Entre elas, se destaca a retirada do país do Swift, impedindo a compensação de valores e atravancando o comércio russo com outras nações.
Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, reportagem publicada na Edição 101 da Revista Oeste
teatrinho do zé de abreu
O Paraguai vende a Venezuela que repassa a Rússia.
Tudo teatro, mídia …
Mais venda para o Brasil