Famoso por ser um dos principais cortes nos churrascos do Brasil, a picanha bovina do Brasil recebeu o título de melhor prato do mundo em 2023. A premiação é do TasteAtlas, a maior enciclopédia gastronômica da internet.
“Picanha é um corte fresco de carne bovina especialmente popular e muito valorizado no Brasil”, define o TasteAtlas. “Nos Estados Unidos, é chamado de sirloin cap e, no Reino Unido, é conhecido como rump cap.”
Disputa acirrada
O prato brasileiro recebeu nota 4,75 no TasteAtlas. Ao mesmo tempo, o segundo e o terceiro lugar pontuaram 4,74 e 4,73. Desse modo, houve disputa acirrada.
A segunda colocação é do roti canai — uma espécie de pãozinho da Malásia. A terceira ficou com o para o phat kaphrao — refogado de carne comum nas ruas da Tailândia.
“Picanha é um corte fresco de carne bovina especialmente popular e muito valorizado no Brasil”, define a enciclopédia. “Nos Estados Unidos, é chamado de sirloin cap e, no Reino Unido, é conhecido como rump cap.”
Produção de picanha do Brasil
Cada animal tem uma peça do corte em seu corpo. Até o momento, os frigoríficos brasileiros abateram 24,4 milhões de cabeças de bovinos. Assim, a indústria nacional já produziu 24,4 milhões de picanhas em 2023.
De acordo com os dados oficiais, Mato Grosso lidera a produção do país com 21% dos abates. Também fazem parte do top três Mato Grosso do Sul (12%) e Goiás (11%), conforme mostram os registros do Ministério da Agricultura.
Discordo! Como um boi possui duas peças de picanha, o total resultante seria 74 milhões de tonelada.
Um boi possui duas peças de picanha – uma em cada quarto traseiro.
Em tempo, cada animal possui 2 peças do corte