Na última sexta-feira, 13, o Porto de Paranaguá começou a descarregar a maior carga de fertilizantes recebida de um único navio na história da instalação paranaense. O volume chega a quase 75 mil toneladas.
A gestora da instalação prevê que o descarregamento termine nesta quinta-feira, 19, a depender das condições do tempo. O navio Red Marlin está atracado no píer operado pela Fospar. A embarcação tem praticamente 230 metros de comprimento e capacidade para transportar até 85 mil toneladas de granéis.
A carga veio do porto chinês de Tianjin. A exportadora Yunnan realizou o envio. No Brasil, a empresa é representada pela Fertibroker. A agência marítima responsável pela embarcação é a Orion.
De acordo com Luiz Teixeira da Silva Júnior, diretor de operações da administradora do Porto de Paranaguá, anteriormente, a maior carga de fertilizantes recebida na instalação havia sido com o navio Lord Byron. O desembarque ocorreu em julho de 2022 e se aproximou de 65 mil toneladas de fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo.
“Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima”, disse Luiz Teixeira da Silva Júnior. “Obras como a derrocagem das pedras da Palangana e a dragagem de manutenção permanente propiciaram ganhos operacionais para os terminais, com aumento da profundidade”.
De acordo com a empresa, os portos paranaenses são as principais portas de entrada dos fertilizantes no Brasil. “Em 2022 foram importadas quase 10 milhões de toneladas pelos terminais de Paranaguá e Antonina”, informa a companhia em nota. “O volume representa 27,5% de tudo o que o país recebe em adubos.”
65 mil toneladas ou 65 milhões de toneladas?
Excelentes trabalhos da equipe escolhida por Bolsonaro: Paulo Guedes, Tarcísio, Tereza Cristina…
Frutos do meu presidente. O mais honesto de todos