Durante o primeiro semestre de 2023, os portos brasileiros movimentaram 52 milhões de toneladas para exportações da agropecuária. A marca é um recorde para o transporte de cargas agrícolas por água no país.
O volume exportado pelos portos brasileiros corresponde a 65% de todos os exportações de cargas da agropecuária para o exterior no primeiro trimestre. A receita com os embarques agrícolas por água fechou em US$ 28 bilhões, a maior desse segmento já registrada no período, de acordo com os dados do governo federal.
Essa cifra corresponde a 65% da receita das exportações rurais realizadas entre janeiro e junho. Somando os transportes por terra, céu e águas, os produtores rurais do país venderam 80 milhões de toneladas no mercado internacional, gerando um faturamento de US$ 43 bilhões.
Portos brasileiros e a exportação da agropecuária
O carro-chefe da exportação por águas foi a soja, com embarque de cerca de 40 milhões de toneladas. A produção desse grão lidera o agronegócio brasileiro. Na segunda posição, aparece o milho, com 7 milhões de toneladas. Atualmente, o Brasil é o maior fornecedor desses dois alimentos no mercado internacional. Na terceira posição do top 3, figura o trigo, com quase 2 milhões de toneladas.
Localizado no litoral de São Paulo, o Porto de Santos é a principal rota de saída de cargas do país. O mesmo acontece com relação à produção rural, que embarcou quase 28 milhões de toneladas nos terminais marítimos santistas, entre janeiro e junho.
São Paulo, entretanto, não é o primeiro colocado no ranking de Estados exportadores agrícolas do país no primeiro semestre de 2023. Na verdade, os paulistas ocupam a quinta colocação dessa listagem, com 4,5 milhões de toneladas embarcadas. Assim, a primeira posição é de Mato Grosso (15 milhões de toneladas).
A agricultura mato-grossense lidera a produção nacional de soja, impulsionando o comércio local com o mercado internacional. Sem saída para o mar, Mato Grosso usa os portos de Estados do Brasil para fazer boa parte das exportações de sua produção agropecuária.