Um susto constante para o consumidor, o preço do café moído subiu pelo 13º mês seguido em janeiro. A alta foi de 8,6% sobre dezembro. É o maior aumento mensal nos registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
+ Leia mais sobre Agronegócio em Oeste
O órgão monitora o valor por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na gôndola. De acordo com o IBGE, a alta acumulada de 12 meses já está em 50%.
O aumento do preço ocorre à medida que o café ganha valor na roça. Segundo a monitoria realizada pela Universidade de São Paulo, a cotação da variedade arábica (a mais produzida no Brasil) chegou a US$ 479 a saca de 60 kg no dia 10 de fevereiro. É um aumento de 163% sobre um ano antes.
A elevação do valor ocorre, principalmente, pelo aumento da procura no mercado externo. O Brasil é o maior produtor do grão, e o cultivo no país é mantido pelo fluxo de exportações, uma vez que 66% da safra tem outros países como destino.
Preço do café exportado
Ao longo de 2024, o volume embarcado cresceu 30% sobre 2023. E 2025 já começou com um fluxo maior para o mercado externo, com o aumento de 10% nas exportações em comparação a um ano antes. Com mais vendas ao mercado externo, o preço médio do café embarcado disparou e chegou a US$ 5,3 mil a tonelada em janeiro de 2024. É uma alta de 8% sobre o mês anterior e 63% sobre janeiro de 2023.
Fazuéle
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 a culpa é do mercado internacional 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Lula é foda mesmo 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 manda no mercado internacional de café 🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪 a própria matéria diz que a principal causa é o aumento da demanda externa 😛😛😛😛😛😛😛😛😛😛😛🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Menine Leo da galera, vejo que, se o Luladrão entrar numa piscina, a sra. morre afogada de tanto chupar o saco do ladrão velho… Vai se tratar, sei que remédios para distúrbios mentais também estão muito caros, mas usa sua bolsa reclusão para tentar comprar genéricos, não está podendo ficar sem tomar, está precisando urgente! Relinchos descabidos aqui!