A safra de grãos do Brasil deve crescer 8% em 2025, em comparação à 2024. A projeção é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê a expansão de cinco das principais culturas do país — incluindo a soja, o carro-chefe do agro brasileiro, com estimativa de 12,8% de crescimento.
A companhia divulgou os dados nesta terça-feira, 17. A lista de safras em crescimento inclui outras quatro culturas de grãos. São elas algodão (+1%), milho (+3,6%) e a principal mistura nas mesas do país: o arroz e o feijão, cujas colheitas devem aumentar 14,7% e 0,4%, respectivamente.
Conforme mostram os dados da Conab, o resultado ocorre na esteira de dois fatores: a expansão da área das lavouras e o aumento da produtividade. O espaço dedicado às plantações deve aumentar 2%, e o rendimento médio por hectare ter um ganho de 6%.
A área plantada vai passar de 79,7 milhões de hectares para 81,4 milhões de hectares. E a colheita por hectare será de 3,5 toneladas para 4 toneladas.
A safra de grãos do Brasil
Com a previsão de uma safra de 166 milhões de toneladas, a soja lidera a produção de grãos do Brasil. A segunda posição é do milho, quase 120 milhões de toneladas. Somadas, as duas culturas respondem por 87,5% da safra nacional.
Por volta de 5% do total é arroz e feijão. Considerando tanto o caroço quanto a pluma, algodão é responsável por quase 3%, e o restante (em torno de 5%) vem de outras culturas.
Uma grande farsa este relatório, igualzinho do atual momento, Brasil nunca importou tanta soja como atualmente. A liberação de custeio para plantio é pífia, isso quando acontece. Agricultores desmotivados, transporte à beira do colapso. E ainda acreditam em super safra? Parabéns o G Federal conseguiu arrebentar com duas classes: agricultores e transportadores. Não esqueçam que o RS esta em total colapso agropecuário.