O agronegócio brasileiro deve aumentar a produção de carne de frango em 2025. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estima um crescimento de 2,7%.
De acordo com a associação, a produção de 2025 pode chegar a 15,3 milhões de toneladas. Com o volume extra, a ABPA prevê um aumento de 1,9%, nas exportações, e de 2% no mercado interno — o principal cliente do setor.
As projeções da ABPA mostram que o agro nacional deve destinar 5,4 milhões de toneladas de carne de frango para a exportação. Ao mesmo tempo, o mercado interno deve consumir 9,9 milhões de toneladas. Ou seja, 65% de toda a produção ficará para os lares brasileiros.
Carne de frango do Brasil para o mundo
Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de carne de frango do planeta. Cerca de 14% da produção mundial tem origem nas granjas brasileiras. À frente do país, estão apenas os Estados Unidos, com 20%. Ainda assim, o Brasil é o maior exportador desse tipo de alimento em todo o mundo.
Cerca de 40% de todo o comércio internacional é abastecido pelos frigoríficos brasileiros. Nesse caso, os norte-americanos ocupam a segunda colocação, com 25%.
A Ásia é o principal destino das exportações do Brasil. Essa parte do mundo abriga os quatro maiores importadores. A China ocupa a primeira posição, com 11%. Na sequência, aparecem os Emirados Árabes Unidos (9%), o Japão (9%) e a Arábia Saudita (7%).