De julho a setembro, as granjas do Brasil produziram 1,2 bilhão de dúzias de ovos de galinha — o que equivale a mais de 14 bilhões de unidades. A marca é um recorde para o setor, de acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grande campeão no país é o Estado de São Paulo. As aves paulistas produziram 312 milhões de dúzias no segundo trimestre. Esses animais estão em 358 granjas, que abrigam 54 milhões de galinhas destinadas à produção de ovos no Brasil, segundo IBGE.
Atualmente, o país tem 54,2 milhões de galinhas destinadas à produção de ovos e é o quinto maior produtor desse alimento no planeta.
O mercado interno é o grande cliente. Além do consumo dos ovos cozidos e fritos, eles servem como matéria-prima para diversos ramos da indústria de alimentos. Com eles, fazem-se molhos, como a maionese, além de massas, bolos, doces, suplementos etc.
Brasil e a produção de ovos
Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de ovos do planeta. Em 2022, por exemplo, as granjas do país geraram 58,6 bilhões de ovos. A China, primeira colocada nesse ranking, produziu 584 bilhões de ovos.
O segundo colocado no top 5 é a Indonésia, com 132 bilhões. Na sequência estão Índia (119 bilhões) e Estados Unidos (109 bilhões).