Ao longo de 2022, a produção de vinho da União Europeia fechou em 16 bilhões de litros. O bloco publicou o resultado nesta quinta-feira, 16. O número representa o crescimento de 7% sobre 2021.
O mar de vinho da União Europeia equivale ao volume que o Brasil produziu de cerveja no mesmo período.
Maiores produtores
Itália, Espanha e França dominam a indústria local. O bloco deve a essas três nações 83% de toda a produção de 2022, de acordo com os dados oficiais.
No ranking do bloco, Itália e Espanha seguem empatados na primeira posição da indústria vinícola. Cada uma dessas nações produziu 5 bilhões de toneladas da bebida — assim, elas responderam por 63% do total.
+ Leia mais sobre Agronegócio em Oeste
As vinícolas francesas aparecem na sequência com 3,4 bilhões de litros — ou seja, cerca 20%. Portugal, famoso pelo vinho do Porto, produziu menos de 3% do total, conforme informa um comunicado do bloco.
“Outros produtores que excederam 1% do total da UE foram a Alemanha (4%), Portugal (acima de 2%) e Hungria (abaixo de 2%)”, informa o bloco em nota.
União Europeia e a exportação de vinho
Entre janeiro e dezembro de 2022, a União Europeia exportou 3,2 bilhões de litros de vinho. Na lista de compradores, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos aparecem empatados na liderança com 700 milhões de litros cada um. O terceiro lugar ficou com a Rússia: 300 milhões de litros.