O governo Lula baixou para zero a cota para a pesca industrial de tainha em Santa Catarina. Na prática, isso inviabiliza o setor, que gera empregos e renda no Estado. Por esse motivo, o governo catarinense busca meios para reverter a situação.
Jorginho Mello, governador catarinense, esteve em Brasília, nesta quarta-feira, 14, para uma audiência sobre a proibição. O problema causado pela medida uniu a bancada do Estado no Congresso.
“A tainha é nossa”, escreveu o político de Santa Catarina, no Twitter. “Fomos até Brasília, em defesa dos pescadores catarinenses, nos reunir com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para tratar de uma portaria federal que proíbe a pesca industrial da tainha e corta pela metade a artesanal.”
A portaria interministerial citada por Jorginho é de 28 de fevereiro. Com o texto, além de proibir a pesca industrial, o governo reduziu pela metade a quantia permitida para os pescadores artesanias de tainha em Santa Cataria. “O impacto social e econômico para o Estado é imenso”, disse o governador.
“Não podemos prejudicar nossos pescadores, que dependem de uma boa safra para garantir o sustento das famílias”, escreveu o governador na rede social. “A tainha e a pesca são nossos patrimônios e vamos protegê-los.”
Todo mundo aqui só quer criticar a medida do governo. Não estão nem aí com o meio ambiente. O governador também está defendendo a pesca industrial, as grandes empresas de pesca e usando os pescadores artesanais como massa de manobra. Os pescadores sempre reclamaram da pesca industrial pois as grandes embarcações fazem arrasto e destroem a fauna marinha e pouco sobra para eles. Esse assunto tem de ser tratado sem bairrismo pois a tainha não é só catarinense. É do mar e se não for tomada medidas protetivas vai acabar. Todo ano é a mesma reclamação de que a pesca não foi boa. A hora que não tiver mais tainha vão reclamar, mas aí vai ser tarde demais. Esses politicos não vão comer tainha não, vão comer salmão importado.
Cometeram um erro de avaliação da quantidade de pescada no estado de SC com informações de pesca do estado do RS, e por isso suspenderam a pesca alegando preservar a espécie, mas é só uma questão de tempo para os petistas do governo aprendam um pouco sobre o assunto que estão tratando.
Por que o dilmula não discute com os chineses, por que eles pescam descaradamente nas nossa Costa. Por que não faz algo de útil ao invés de só levar os cumpanheiros passear?
Esse desgoverno vai massacrar o povo brasileiro…quer vingança e dominar a força
OVO já dobrou de preço, é a tal de dobrar a meta dos petralhas.
Os petralhas estão fazendo de tudo para falir as empresas e causar o desemprego de todos. Assim os chineses comprarão a custo quase zero todas as empresas e o povinho irá trabalhar como os escravos chineses
Isso chama-se vingança pois sabem q é o Estado mais conservador do país ,agora os petistas de SC acordem pois o cachaceiro nem em vcs pensou ,querem q o povo se f@#$
Gostaria de saber o motivo. O desgoverno quer levar o povo a miséria e assim depender das benesses do Governo. SOCIALISMO.
O objetivo se qualquer governo comunista quando chega ao poder é asfixiar economicamente a população até todo mundo ficar comendo na mão do partido (Estado). Mas os liberais limpinhos e superiores acham que é só má gestão e que o comunismo acabou. Um povo miserável carente das coisas mais básicas não tem forças para se revoltar. Nelson Rodrigues já dizia: para fazer uma revolução, o povo precisa de pelo menos três refeições ao dia.
Vingança contra Santa Catarina por parte desse desgoverno maldito…ST
Talvez seja porque Jorginho Melo foi um dos maiores aliados de Bolsonaro e Santa Catarina foi o estado em que Bolsonaro teve mais votos, proporcionalmente, no Brasil!
Gostaria de saber o motivo. O desgoverno quer levar o povo a miséria e assim depender das benesses do Governo. SOCIALISMO.
A Oeste poderia informar qual foi a alegação desta proibição pelo ministério da Pesca ?
Por que proibiram ????
A proibição é devida a redução da quantidade de exemplares adultos do peixe, causada pela pesca industrial desenfreada, gananciosa e irresponsável.
A proibição é sobre os grandes barcos industriais que fazem arrastão por quilômetros no mar, capturando e matando todas as criaturas marinhas incluindo tartarugas e golfinhos.
A proibição não afeta os pescadores artesanais como faz parecer o governador mimizento.
É isso mesmo ou é só sua opinião?
Tainha não é camarão!!! Só é pescada quando se encontra o cardume!!!
Todo petista além de burro é tendencioso e desonesto, eis aqui um que não me deixa mentir.
Os Estados do Sul-Sudeste- Centro-Oeste precisam pressionar pela revisão AMPLA do Pacto Federativo.
Há quantas décadas se pesca tainha em Santa Catarina ? Quais são os dados? Pelas suas afirmações, já não deviam ter acabado ? Ou é por causa das “mudanças climáticas”, ou da falta de “inclusão ” entre os pescadores. Aliás, o lula poderia discutir com os chineses, a presença dos barcos deles na nossa Costa.
Seu comentário parece um tanto afetado. Típico de ambientalista de sofá.
Ficou claro que a pesca artesanal teve a cota limitada em 50% do limite anterior. Ou você não leu isso?
O estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores do país em pesca industrial. Boa parte dos peixes de mar consumidos no PR, SP, MG e DF, vem de SC. Por isso a preocupação do governador.
Não achei afetado não. Achei bem coerente. Comentário afetado é aquele que defende a pesca predatória como se fosse algo normal. Quando o governador vem dar essa opinião infeliz, está fazendo porque vai diminuir a arrecadação de impostos. Pescador artesanal não paga imposto pela tainha pescada para seu sustento. Cabe a pergunta está defendendo quem então. Acordem.