Em meio à Quaresma, os preços dos ovos podem aumentar no Brasil. O dado é de um levantamento da Universidade de São Paulo (USP).
A Quaresma tem início na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos — ou seja, uma semana antes da Páscoa. Os católicos reservam o período para fazer uma homenagem a Jesus Cristo.
Nesse meio-tempo, muitos católicos cumprem algumas restrições, em memória ao sofrimento de Cristo. A interrupção do consumo de carnes é uma delas.
Desse modo, a demanda por ovos tende a aumentar durante esses dias, para substituir o consumo das carnes. Em 2023, um fator extra pode resultar em aumento dos preços: a falta de disponibilidade do produto no mercado. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP tem monitorado esse mercado.
“Os preços dos ovos seguem avançando em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea”, informou o órgão em nota nesta quarta-feira, 22. “Pesquisadores revelam que a oferta restrita dos ovos mantém os valores em alta. A menor disponibilidade de ovos, por sua vez, está relacionada ao elevado custo de produção. Além disso, agentes consultados pelo Cepea relatam que a demanda pela proteína deve se intensificar nas próximas semanas, devido ao início da Quaresma.”
Será que esses caras da USP não sabem que todo o ano tem quaresma e isso nunca alterou o preço do ovo de forma significativa . O já esta acontecendo é uma falta mundial de ovos por conta da gripe aviária em vários países, inclusive na Argentina, e o preço tende a aumentar bastante por conta do aumento da exportação de ovos pelo Brasil.