Os russos vão começar a importar erva-mate do Brasil — a mesma usada no chimarrão. No domingo 14, o governo brasileiro emitiu uma nota em que informa sobre a abertura de mercado da União Econômica Eurasiática (UEEA) para o produto nacional.
Além da Rússia, outros quatro países fazem parte da UEEA. São eles: Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão. Junto com a erva-mate, o bloco também liberou a entrada de outros cinco produtos do agro do Brasil. A lista inclui amêndoas de cacau, suínos vivos, sêmen, embriões bovinos e bovinos vivos, tanto reprodutores quanto de produção.
Entre os países da UEEA, a Rússia é o principal destino das exportações brasileiras. Em 2023, o bloco comprou US$ 1,5 bilhão em produtos do Brasil — por volta de 95% de todo esse faturamento veio das vendas para o mercado russo.
No topo das compras: soja. O grão carro-chefe do agronegócio brasileiro respondeu por 43% do faturamento do país com as exportações à UEEA em 2023. No top 5 também estão carne bovina 13%, café e amendoim empatados com 9% cada e carnes congeladas de aves (7%). Juntos esses produtos respondem por mais de 80% da receita do Brasil com o bloco.
Erva do Brasil para o mundo
No ano de 2023, as exportações da erva geraram US$ 89 milhões para o Brasil. O país enviou o produto para 61 destinos — o principal deles foi o Uruguai, responsável por 72% de todo o valor.
A primeira coisa que me veio à mente foi o baseado.
Depois descobri que era erva mate. Tomara que queimem as línguas…
ahhh pelamordedeus……….. agora vai subir ainda mais o preço do chimarrão……..