A produção de feijão deve aumentar 6% no Brasil em 2024. A maior parte do crescimento da colheita extra vem da Região Sul, com destaque para o Paraná.
Em 2024, a colheita de feijão do Brasil será de 3,3 milhões de toneladas. A previsão é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). São 200 milhões de toneladas de crescimento — e por volta da metade da quantidade extra é proveniente da Região Sul.
Os Estados do Sul respondem por 31% da safra nacional. Por volta de 80% da colheita regional acontece no Paraná — o maior produtor da cultura no país.
Os agricultores paranaenses devem colher quase 830 milhões de toneladas do grão. É quase 14% mais que no ano anterior. Além disso, a safra de feijão do Paraná corresponde a cerca de 25% da colheita do Brasil.
Com 108 milhões de toneladas e um crescimento de 2% sobre o ano anterior, Santa Catarina é o segundo maior produtor regional, o Rio Grande do Sul, por sua vez, vai produzir 71% milhões de toneladas (aumento de 1%).
O segundo maior produtor de feijão do Brasil
Entre as regiões do país, o Sudeste responde pela segunda maior colheita. São 700 milhões de toneladas. O grande destaque local é Minas Gerais, apesar da redução de 6% na produção, os agricultores do Estado devem colher 518 milhões de toneladas, segundo a Conab.