A brasileira Suzano Papel e Celulose anunciou a compra de 15% da Lenzing, um gigante do agro com sede na Áustria. As cotas pertenciam ao B&C Group, que manteve 37,5% das ações da companhia. O negócio foi anunciado por meio de um comunicado ao mercado publicado na última terça-feira, 11.
+ Leia mais notícias sobre Agronegócio em Oeste
Para adquirir as cotas da Lenzing, a empresa brasileira vai desembolsar cerca de € 230 milhões (R$ 1,3 bilhões, na cotação atual). Assim como a Suzano, o gigante do agro austríaco atua na produção de celulose à base de fibras de madeira. Contudo, o grupo europeu tem uma novidade em relação ao sul-americano: a fabricação de tecidos.
Parceira de longo prazo da Suzano no agro da Áustria
Com o acordo, Suzano e B&C anunciaram uma parceria de longo prazo no mercado de papel e celulose. Inicialmente, a participação brasileira é minoritária, mas os termos permitem que ela possa dobrar até 2028, adquirindo cotas da outra parte.
“A Lenzing já é líder global no fornecimento de fibras de celulose premium para a indústria têxtil e de não tecido, e nós reconhecemos que há oportunidades de crescimento a partir de sua tecnologia consolidada, alcance de produto e conhecimento técnico”, afirma Walter Schalka, presidente da Suzano. “Nosso profundo conhecimento sobre a produção de celulose e excelência em custos fazem da Suzano, juntamente com o B&C Group, o parceiro ideal para a Lenzing, que busca fortalecer sua posição competitiva e presença global.”
Esta foto é antiga, logo anterior, já mudou, tem nova.