Santa Catarina (SC) suspendeu, por 90 dias, todos os torneios de canto de pássaros e a participação de aves em exposições agropecuárias. Trata-se de uma medida de precaução contra possíveis casos de gripe aviária, que já chegou à América do Sul, informou a agência de notícias Safras, nesta quinta-feira, 2. SC é o segundo maior produtor de aves do Brasil
“Nosso Estado de excelência em sanidade animal e, neste momento, todos os nossos esforços estão concentrado em evitar a entrada da influenza aviária”, disse o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.
Colatto reforçou a importância do segmento para a economia catarinense e a necessidade de agir prevenção contra a doença. Dessa forma, ele acredita ser possível preservar os plantéis de aves no Estado, que ficam na fronteira com a Argentina, país que confirmou a entrada da gripe aviária.
“Decidimos suspender os encontros que envolvem aves para evitar a contaminação e proteger nossos plantéis”, disse Colatto. “A avicultura representa o maior faturamento nas exportações e envolve milhares de família no campo. Por isso, a atenção de todos é fundamental.”
SC reforçou as medidas de prevenção e vigilância, depois da notificação de casos de gripe aviária em oito países: Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Bolívia, Uruguai e Argentina.
A culpa é do Bolsonaro.
Segundo o título, a combinação de “temor COM gripe aviária” é causa de suspensão de eventos. É temor DE, por, a. Temor de gripe.