Mais famosa por produzir carros elétricos capazes de se autodirigir, a Tesla agora também vende mezcal. Trata-se de uma bebida similar à tequila, com graduação alcoólica de 43%.
É possível comprá-la no site da companhia. A empresa do bilionário Elon Musk lançou a bebida em uma garrafa de 750 ml, em forma de raio, ao preço de US$ 450, cerca de R$ 2,7 mil na cotação atual. A produção é terceirizada pela destilaria Nosotros Tequila & Mezcal.
A Tesla define seu mezcal como uma bebida “tão delicada quanto picante, com um aroma profundo de frutas cítricas e maçã verde, que dá lugar a notas suaves de ervas”.
De acordo com Javier Verdura, diretor de design da companhia, o formato da garrafa foi inspirado na cultura de Oaxaca. Banhado pelo Pacífico, Oaxaca é um Estado no sudoeste do México que abrigou civilizações pré-colombianas, como os zapotecas — povo que existiu entre o século 7 a.C. e a chegada dos espanhóis à região.
A Tesla, o mezcal e a tequila
Tanto a tequila quanto o mezcal são produzidos a partir do agave, uma planta suculenta que se assemelha a uma babosa bem maior. Cada pé pode medir entre 50 centímetros e 2 metros de altura. As diferenças entre as bebidas se dão pelo tipo da planta utilizada e pela quantidade de destilações.
O mezcal pode ser feito com todos os tipos de agave. A tequila, por sua vez, utiliza apenas um tipo específico: o agave-azul, que cresce exclusivamente em regiões áridas com solo vulcânico. A tequila passa por duas ou três destilações.