A Ucrânia já semeou os primeiros 150 mil hectares para as safras de primavera. O plantio ocorreu em meio ao cenário caótico, em virtude da invasão da Rússia, que pode reduzir a área de cultivo. É o que informou Taras Vysotskiy, vice-ministro da Agricultura, em entrevista à agência Reuters nesta sexta-feira, 25.
Segundo Vysotskiy, o objetivo do governo federal é garantir a segurança alimentar. Entre os itens semeados, estão: milho, soja, girassol, milheto, trigo-sarraceno, aveia e beterraba. “Já podemos ver que, nas cidades de Kherson, Odessa e Mykolaiv, o plantio já começou”, disse o vice-ministro.
O ministro da Agricultura ucraniano, Roman Leshchenko, que anunciou na quinta-feira 24 sua renúncia por motivos de saúde, afirmou nesta semana que a área de cultivo da safra de primavera pode cair cerca de 7 milhões de hectares em 2022, menos da metade da área ocupada no ano passado.
Desde a invasão russa, a Ucrânia já suspendeu as exportações de centeio de aveia, milho, trigo-sarraceno, sal, açúcar, carne e gado, passando a exigir licenças de exportação de trigo, óleo de girassol e milho.
Hoje, o governo anunciou a suspensão da exigência das permissões de embarques de milho e óleo de girassol, informando que os estoques desses produtos estão muito altos.
De acordo com o novo ministro da Agricultura da Ucrânia, Mykola Solskyi, os estoques de grãos do país para exportação já somam 7,5 bilhões de toneladas. Solskyi também disse que os preços globais dos alimentos devem continuar aumentando se a situação da Ucrânia após a invasão russa não mudar.
Leia também: “Devagar, malfeito e complicado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste
Esses redatores, 99% das vezes que citam, não sabem a diferença entre bilhões e milhões, é uma vergonha…
Esses descuidos comprometem a credibilidade da revista
Matéria importante, mas, infelizmente, com redação descuidada (veja o parágrafo que lista os produtos cuja exportação foi suspensa). A revista não faz revisão das matérias? Como confiar nos números apresentados?
Acredito que o dado de estoque de grãos para exportação deve estar errado: 7,5 bilhão de toneladas é quase 7 vezes maior que a produção mundial de milho!
Esses jornalistas de hoje, agora só falam em bilhões, não importa em que unidade de medida, se são em R$, US$, toneladas, metro cúbico, etc… . Acostumaram com o petrolão e outros escândalos dos desgovernos petistas.