Luisa Nogueira é produtora rural, empresária e comunicadora. A empreendedora nasceu em Varginha, no sul de Minas Gerais, e vem de uma família que “suja o pé de terra” há muito tempo para poder sobreviver. A sua criação no campo, inclusive, permitiu com que ela ampliasse a sua atuação no agro de diversas maneiras: com a produção de café e também como influenciadora digital do setor.
“A gente brinca que eu nasci debaixo do pé de café”, afirma a empresária. “Venho de uma família de produtores, passados de geração em geração. Essa paixão vem desde quando eu era pequena.”
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Ela relatou que, quando tinha quatro anos de idade, gostava de andar a cavalo enquanto ouvia karaokê da Xuxa. Ela colocava o aparelho ao lado do corpo e passeava com o animal pela fazenda.
O amor de Luisa pelo campo permitiu com que ela tivesse oportunidades que só o setor que mais cresce no Brasil pode oferecer. Assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, a mineira saiu de casa para poder estudar e tentar a vida no mercado de trabalho fora do segmento rural.
A produtora, contudo, decidiu voltar para a fazenda e dar continuidade ao legado da sua família no campo.
Faculdade e o começo da carreira na televisão
A primeira virada de chave na carreira de Luisa foi a ida para o Canadá para estudar jornalismo na George Brown College, em 2005.
No ano seguinte, a ainda estudante voltou para o Brasil para dar continuidade ao curso. Ela foi para a Faculdade UniBH, em Belo Horizonte.
Com o fim do curso, em 2009, e a essência rural à flor da pele, conseguiu uma oportunidade na TV Alterosa para poder apresentar o programa Café com TV. Ela ficou na emissora, que é afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), de 2009 a 2020. E assim começou a profissionalmente a unir suas duas paixões.
“Deus uniu as duas grandes paixões da minha vida: trabalhar com comunicação no agronegócio”, diz Luisa Nogueira.
Durante 11 anos na TV Alterosa, a jornalista realizou diversas reportagens nos principais focos rurais de Minas Gerais. Viajou por todo o Estado para entrevistar produtores, explicar sobre as atividades do agro e, claro, mostrar a importância do setor para a economia brasileira.
“Amo conhecer a história dos produtores”, explicou a comunicadora. “Não tem magia mais incrível do que conhecer história.”
Dentre os principais assuntos abordados pela apresentadora nos programas, destaca-se a produção de café. O grão, tão visto por Luisa Nogueira durante a infância, voltou a fazer parte da sua vida — dessa vez, na frente das câmeras.
Volta ao campo e transição do agro para o mundo digital
Luisa Nogueira avalia que o seu tempo na televisão permitiu com que expandisse e buscasse um conhecimento amplo sobre o agronegócio. Evolução que fez com que o seu pai a chamasse para trabalhar na Fazenda Baixadão, em Carmo da Cachoeira (MG), em 2016.
Além de apresentadora, a mineira passou a ser uma mulher do campo. Essa nova etapa como produtora de leite e café, segundo ela, foi mais uma virada de chave para a sua trajetória profissional.
“Foi onde eu conheci os desafios”, explica. “Passei a vivenciar aquilo de perto. Acompanhei as safras, negociações, plantio, manejo e fiz técnico em cafeicultura. Busquei esse conhecimento para transmitir a mensagem para o produtor rural da maneira que eu gostaria de escutar também.”
“O aprendizado foi transformando a minha carreira”, afirma Luisa Nogueira.
Depois de dez anos na filial do SBT, a comunicadora decidiu levar seus talentos para a Rede Mais, afiliada da Record TV em Varginhas.
Luisa trabalhou na emissora de 2020 a 2021 e deu continuidade ao seu objetivo de passar a mensagem do campo para as pessoas. Durante o seu tempo no canal, apresentou o programa Balanço no Campo.
Em junho de 2021, novo desafio na parte da imprensa. A jornalista se mudou para o Grupo Bandeirantes para apresentar o programa Play no Agro.
O propósito de fortalecer o trabalho do produtor rural se manteve firme em todos os momentos da vida de Luisa. No SBT, na Record e na Band, o objetivo era sempre o mesmo: alavancar o agronegócio.
Criação da Plata Digital e o sucesso do campo nas redes sociais
Durante 11 anos como apresentadora do Café com TV, Luisa Nogueira teve que se reinventar diversas vezes para produzir o melhor conteúdo sobre agro para seus telespectadores.
No entanto, foi a partir de uma frustração com a TV Alterosa que ela conseguiu virar mais uma chave de sucesso na sua carreira — dessa vez, por meio do mundo digital.
O seu marido, Guilherme Garcia, que era um dos editores da emissora, foi para uma convenção do SBT para poder participar de um treinamento sobre o ramo midiático. Nesse evento, Luisa relatou que Garcia teve um “entendimento da importância do digital” e que iria propor a nova frente para seus parceiros profissionais.
“Ele voltou para a emissora com o intuito de abrir um departamento, mas não foi aceito”, afirmou Luisa. “Falamos para o nosso diretor que gostaríamos de iniciar o nosso próprio negócio. Então nasceu a Plata Digital, que é um hub de comunicação digital.”
A partir de um veto da TV Alterosa, a Plata Digital foi fundada em julho de 2017. A demanda de mercado identificada pela dupla permitiu explorar um mundo de possibilidades na comunicação do agronegócio.
“Foi na época da pandemia que a gente teve um grande boom”, explicou a empreendedora. “O setor do agro se comunicava muito por eventos. Aquilo não podia acontecer mais, então as pessoas começaram a se comunicar pelos vídeos.”
O mundo digital e as oportunidades de negócios
Além de apresentadora e produtora rural, Luisa passou a ser empreendedora, publicitária e o rosto da empresa. Garcia se tornou diretor da Plata Digital.
O hub de comunicações rapidamente viralizou nas redes sociais. Diversos produtores e criadores de conteúdo, que antes não tinham técnica para poder divulgar seus trabalhos, passaram a ser agenciados por uma companhia totalmente voltada para o setor.
Muito mais que fechar negócios, a Plata Digital mostrou que o agronegócio pode ser consumido de uma maneira dinâmica e por todas as idades. Exemplo disso é o cliente mirim José Marcos — uma criança de quatro anos de Mato Grosso que, juntamente com a sua família, confiou a gestão da sua imagem à empresa de Luisa.
O perfil do garoto no Instagram tem quase 2 milhões de seguidores e apresenta todo o tipo de conteúdo sobre o agro: vida no campo, família, dicas e publicidade.
“O José é um prodígio”, afirma Luisa Nogueira. “É impressionante a capacidade que ele tem de absorver informações e falar com o agro com a simplicidade de uma criança. Ele é hoje o maior nome do agro em números de seguidores, em número de engajamento e também com o maior resultado.”
Além de José Marcos, a companhia de Luisa é parceira da produtora rural Camila Telles. A influenciadora do agro tem mais de 400 mil seguidores no Instagram.
Leia: “A nova face do agronegócio”, matéria de Edilson Salgueiro na Edição 112 da Revista Oeste
“Eu admiro demais o trabalho da Camila Telles”, diz a empresária. “Ela tem coragem de apontar uma verdade de dentro da sua fala. A Plata tem nomes que nos transbordam de alegria e que vão fazer com que esse agro brasileiro chegue cada vez mais longe.”
Luisa Nogueira: a influenciadora do agro
Em sua versão influenciadora digital, Luisa Nogueira conta com mais de 75 mil seguidores ativos no Instagram. A sua relevância digital permitiu com que diversas empresas do agro a procurassem para poder alavancar seus negócios.
“Eu já estava há mais de 10 anos trabalhando somente com o agronegócio”, explica a apresentadora. “Foi aí que os grandes players passaram a usar a minha imagem para alavancar oportunidades de negócios.”
Nas suas redes sociais, a jornalista e produtora rural — além de agroinfluencer — produz todo o tipo de conteúdo, desde memes até campanhas publicitárias para grandes empresas. A fabricante de máquinas para o campo John Deere, por exemplo, é uma das grandes parceiras de Luisa.
Confira algumas empresas que já trabalharam com Luisa Nogueira:
- Giro Agro (fertilizantes de alta performance);
- Husqvarna (maquinários);
- Nucoffee (defensivos agrícolas);
- Pinhalense (pós-colheita);
- SPA Saúde (plano de saúde para o produtor rural);
- Minas Sul (cooperativa);
- Inova John Deere (maquinários);
- McDonald’s (McCafé); e
- Três Corações (café).
Além do intenso trabalho nas redes sociais, a comunicadora apresentou um programa na plataforma de stream Globoplay, em 2023. O programa de Luisa, Play no Agro, teve oito episódios e viajou ao redor do mundo afim de mostrar os inúmeros benefícios que o setor pode apresentar na vida das pessoas.
“A gente recebeu um convite do EPTV de Campinas para colocar um projeto de agro”, diz a jornalista, ao mencionar a afiliada da Globo no interior paulista. “Desenhamos o programa a quatro mãos. Nós queríamos mostrar o processo de produção até a mesa, para que as pessoas valorizassem o que acontece na nossa origem.”
E assim, Luisa Nogueira se destaca, para além do Brasil e das redes sociais, ao mostrar que há uma nova maneira para se falar sobre o agro.
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste. Sob supervisão de Anderson Scardoelli