Produtores e agentes rurais da União Agro Bahia (Unagro) realizaram ações de “desinvasão” de terras nos municípios baianos de Andaraí e Itaberaba. A entidade busca salvaguardar as propriedades contra invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Os invasores classificam a fazenda de Andaraí, pertencente a um pecuarista de Feira de Santana (BA), como improdutiva. Nesse contexto, mais de cem militantes tomaram o local. Na sexta-feira 21, a Unagro se mobilizou para realizar a desintrusão do MST, contando com o apoio da Polícia Militar.
Luciano Andrade, membro da direção da entidade, afirma que o processo ocorreu de forma parcial. A Unagro firmou um acordo com os militantes, deslocando-os da sede da fazenda até que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) emita um parecer sobre o caso.
“Eles liberaram a sede da fazenda, nos deram passagem, deixaram a posse integral da fazenda e permaneceram em uma pequena fração”, disse Luciano.
Unagro desinvade fazenda em Itaberaba
Em contrapartida, a entidade conseguiu desocupar totalmente uma fazenda em Itaberaba. Os vídeos mostram quando dezenas de militantes deixam o local de carro — incluindo picapes de alto valor de mercado.
“O objetivo neste momento foi a desinvasão que ocorreu aqui” disse Marquinhos do Leite, vice-presidente da Unagro. “Quero parabenizar todos, inclusive a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Fizemos tudo em paz e esperamos que continue assim em qualquer situação de invasão.”
+ Leia também: “Produtores rurais promovem ‘desinvasão’ de terras na Bahia”
Neste mês, além da Bahia, o MST realizou invasões no Ceará e no Espírito Santo. Os militantes também ocuparam a sede da Prefeitura de Santana do Livramento (RS).
Deviam botar fogo nas picapes do MST, afinal eles tacam fogo em caminhões e tratores quando invadem.
Concordo…! Lei do Talião ! Olho por olho, dente por dente…!