Alardeado durante semanas a fio nas redes sociais, o “Fora Bolsonaro” convocado pelo MBL, Vem Pra Rua e NOVO, com a ajuda de partidos de esquerda e políticos críticos ao governo, não teve adesão popular em São Paulo, no Rio de Janeiro nem em Brasília neste domingo, 12. Não faltaram cartazes, bandeiras nem gritaria nos carros de som. Faltou gente mesmo.
Apesar do enorme esforço da imprensa tradicional (especialmente na TV) em dar amplitude a um ato que passaria despercebido no final de semana de sol em todo o país, o recado das ruas parece ser forte: as imagens não batem com as manchetes diárias do noticiário e, principalmente, com pesquisas feitas a granel sobre a popularidade do governo. Se a premissa básica do jornalismo é não brigar com os fatos, isso ficou muito nítido hoje e redações começarão a semana no divã.
Antes de qualquer análise política, um ponto importante a destacar é que as passeatas deste domingo tiveram dois erros cruciais na origem — não se sabe se por inocência ou delírio de grandeza dos seus organizadores. Foram eles: 1) A escolha dos mesmos cenários onde multidões compareceram no Sete de Setembro, como a Avenida Paulista, a orla de Copacabana e a Esplanada dos Ministérios, ou seja, cuja comparação seria inevitável; e 2) Achar que figuras como o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, Ciro Gomes, João Amoêdo, os senadores Alessandro Vieira e Simone Tebet e o cantor Tico Santa Cruz seriam capazes de atrair público.
Na Avenida Paulista, histórico ponto de encontro de atos políticos no país, como as “Diretas Já”, pedidos de impeachment de presidentes e pautas sociais, a manifestação não tomou sequer um quarteirão em frente ao Masp, conforme acompanhou in loco o repórter de Oeste Edilson Salgueiro.
Às vésperas do encontro, os próprios organizadores chegaram a pedir aos apoiadores que usassem camisetas brancas, numa alusão à imagem neutra de armistício da centro-esquerda. Tampouco deu certo porque o PT virou as costas quando soube que um boneco inflável seria erguido com a imagem de Bolsonaro e Lula, abraçados, com trajes de presidiários. Depois disso, não é nem preciso ser analista político para entender que o brasileiro não vislumbra mais uma “terceira via” em curso até 2022. E o jogo será mesmo entre os dois.
Segue abaixo um vídeo do ápice, quando o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) discursou às 14 horas, divulgado pelo próprio MBL.
AGORA É @KimKataguiri pic.twitter.com/cP0E6DkSxD
— MBL – Movimento Brasil Livre (@MBLivre) September 12, 2021
No Rio, a Polícia Militar mostrou imagens aéreas de Copacabana. São autoexplicativas.
A #PolíciaMilitar acompanha uma manifestação que ocorre neste momento na Praia de Copacabana, na #ZonaSul do Rio.#SerivreProteger #Informação #GAM #EstamosNasRuas pic.twitter.com/z68c6ShVb4
— @pmerj (@PMERJ) September 12, 2021
Manifestação home office
Veja abaixo imagens selecionadas pela redação em várias cidades do país.
https://twitter.com/Coelho7Fernando/status/1437079943154999306
Fotos e video da Avenida Paulista, neste momento! pic.twitter.com/gXNe25hpib
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) September 12, 2021
MARANHÃO: Manifestantes se reuniram na Praça do Pescador a partir das 9h para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro https://t.co/f1Jg5uYWMR pic.twitter.com/RynHsTExLM
— Estadão 🗞️ (@Estadao) September 12, 2021
Vai, junta todo mundo para foto!😎🤣🤣 pic.twitter.com/JxehrWTy92
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) September 12, 2021
12/09 – No Rio de Janeiro, manifestantes começam a exibir faixas contra o governo de Jair Bolsonaro.
📸 | @VigaRodrigo pic.twitter.com/esfHW3fubH
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) September 12, 2021
Leia também: “O recado das ruas exige liberdade”, publicada na Edição 77 da Revista Oeste.
Acho que eles foram na cracolância, reuniram todos, deram camisetas e prometeram no final uns papelotes de brinde.kkkkkkk
O Instituto Data Povo não mente.
É isso, fotos auto explicáveis, a “oposição” se encontra entre 10% e 20% da população. Daí se entende o desespero por ñ aplicar o voto auditável, pois como aceitar o real tamanho desta oposição, e, principalmente, como justificar a história, de tantas eleições passadas em que 10% ou 20% se dividiram e “ganharam” eleições com imensa maioria de votos?
Vamos agradecer a oposição mais imbecil do planeta por atestarem que a direita é a maioria absoluta e comprovarem a preferência do país pelo Bolsonaro. Obrigada a todos os envolvidos no fracasso retumbante do “outro lado”: IMPRENSA VELHA E POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO SEM NOÇÃO!
Hoje, eu rachei de rir! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤡
Produção de memes em modo turbo!🤣🤣
Os inimigos Brasil juntinhos e misturados, passando uma vergonha histórica!!🙈🙈
Deu até pena desse pessoal rsrs.
Se a esquerda sumiu agora, imagine se perder em 2022!
Ah, vale notar que a mídia tradicional disfarça e faz fotos em selfie dos locais de Má Infestação da esquerda… Até o site da Jovem Pan postou na chamadas Imagens Flaciosas, Enganosas, verdadeiras Selfies para Esconder o RetumBante Fracasso dos Inimigos do Brasil. Se cuida Jovem Pan…. Nem tudo ali está com os Pingos Nos Is… ainda tem EsquerdoPaTa ali infiLtrado.
Mais um FIASCO da extrema esquerda nefasta, sempre contra tudo e contra todos, pois só querem os seus inéptos a desgovernar estados, municípios e o País.
Um fracasso monumental de proporções devastadoras para a esquerda de sempre e q desesperadamente tenta o ardil de se disfarçar de 3ª via (outra armadilha). Foram alvo de piadas o dia inteiro na internet, ridicularizados sem piedade nos memes.
Os políticos q tentaram se aproveitar da ridícula micromanifestação devem estar amargamente arrependidos.
A desconexão doentia com a realidade, como o desespero do jogador de cuecas q aposta tudo na mesa de jogo, talvez seja a única coisa q explique tamanho papelão esquerdista. Pautas sem nexo, discursos delirantes… patético.
A esquerda e a mídia marxista, q não tem mais a hegemonia da informação, estão agarrados a um naufrágio sem salvação. Hoje são os conservadores q geram informação verdadeira e confiável; a discussão nacional é decidida por pessoas comuns, gente de bem q exige um país tão honesto quanto nosso presidente. Impossível segurar essa onda que pode servir de exemplo ao mundo (na minha opinião, com todas as condições para tal).
Nunca foi tão fácil separar o joio do trigo, o bem do mal.
Meu apoio ao presidente Bolsonaro está mais firme do q nunca!
Estamos com Bolsonaro, por seu Trabalho, por seu Esforço, Pelo Brasil, Pela Liberdade.
Fiasco não exprime essa patética reunião de opositores de araque. O DataFolha tem de reverter isso imediatamente soltando uma pesquisa também de araque. Patéticos e democratas de… araque.
Com certeza, na contagem dos pseudojornalistas marginais da Foice e Cia, só em São Paulo devem ter comparecido uns 3 Trilhões de drogados apoiadores de tudo o que não presta! Nos demais lugares, a participação foi um menos marcante, apenas mais da metade da população do planeta!
Kim Kataguiri ainda existe?! Eu quero meu imposto de volta.
Realmente o balanço dessas manifestações foram a vergonha dos manifestantes, políticos e da imprensa. Que fase desse MBL e do governador Doria. O João Vacinão quis ser a vedete achando que iria abafar, nem os transeuntes que passeavam costumeiramente na Paulista quiseram ouvir lenga-lenga do Coronavac.
A manchete do Estadão está certa? O erro é proposital (fakenews) ou desejo inconsciente?
Enquanto isso o agraciado do STF continua solto após condenação em 2ª instância. Rússia, China, Venezuela, Cuba e Coreia do Norte aplaudem.
E o Estadão ainda noticiou o fracasso em Brasília dizendo que era manifestação a favor de Bolsonaro! Que agonia triste a desse panfleto, que já foi um grande jornal.
VAMOS AOS FATOS.
Eu José Ângelo Baracho Pires continuo exigindo do staff governamental, cumprimento às pautas que elencamos NAS RUAS, NAS RUAS, NAS RUAS, desde 2.013 – QDO NÓS IDIOTAS PERCEBEMOS O CONLUIO REFERENDADO POR Joaquim Barbosa, à época o papa que ao salvando Lula, nos relegou ao ostracismo
Desde janeiro/19 não nos decepcionaram em nada/nadinha!!! quem arregimentou estas pautas aí abaixo, com SANGUE NOS OLHOS:
PEC DA BENGALA
PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA.
Fim do foro privilegiado
Vá aguardando aí. Não se canse, ok?
A esquerda no Brasil não existe e como os privilegiados do establisment não vão para as ruas elas ficam vazias.
Tem que fechar o DataFolha por fake news nas pesquisas eleitorais para 2022.
Afinal, o que esses idiotas tem a dizer? Só “Fora Bolsonaro”? Não tem outras propostas? Bando de f.d.p.!
Tô achando que tem até muita gente para ouvir o Mandeta, o Ciro, o coioh do Alessandro Vieira, o Amoeba, o Frota, a Joice, o Kim, o Mamãe, o Doria, o Maia, etc. Acho que alguns desses que confirmaram vão fugir dessa “multidão”.
As TVs nem deram cobertura ao vivo , normalmente os políticos vivem em outro planeta, porem estes do Mbl Novo pdt etc vivem em outra galáxia , não tem conexão com a realidade
As imagens do fracasso – nada como a verdade dos fatos.
Que MULTIDÃO. Não dá para encher um FUSCA. Kkkkkkkkkk
Acidente de trânsito lota mais…
KKKKK