Muitos não conseguiam voltar por causa das medidas de isolamento que, em determinados países, ficaram restritivas; 3.900 ainda aguardam retorno
Ontem, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabilizou 23 mil brasileiros repatriados, com o apoio das embaixadas e consulados desde o início da pandemia. Contudo, há ainda 3.900 pessoas que aguardam retornar ao Brasil.
Entre os motivos que impedem a volta estão o cancelamento de passagens aéreas e o isolamento social decretado em vários países, que endureceram as regras como medida de combate ao coronavírus.
O chanceler Ernesto Araújo explicou que, nos casos de locais em que o espaço aéreo foi fechado e os voos cancelados, o Itamaraty trabalha para obter autorizações especiais junto as autoridades.
Além disso, também vai contratar os chamados “voos charter”, que é quando uma companhia aérea transporta os passageiros de outra que foi impossibilitada de voar.
Confira as mais recentes operações do Itamaraty
1- Rússia: A Embaixada do Brasil em Moscou repatriou 26 brasileiros em voo comercial em 24 de maio;
2- Portugal: Partiu de Lisboa no dia 23 de maio um avião fretado pelo Itamaraty com 308 repatriados;
3- República Dominicana: Um grupo de brasileiros, através de um charter em 21 de maio, conseguiram deixar o país;
Na Espanha, ademais, o consulado em Barcelona distribui semanalmente alimentos para cerca de 50 famílias de brasileiros em dificuldades econômicas em razão da pandemia de covid-19.
Auxílio consular
Em Brasília, o MRE organizou o Grupo Consular de Crise, que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. Também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros afetados pela pandemia no exterior.
O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar dados sobre medidas de restrição de circulação, estabelecidas pelo governo local, voos de volta para o Brasil e medidas de apoio.
Com informações do Ministério das Relações Exteriores