Três crianças morreram em menos de um mês em São João Del Rei (MG). As três crianças, de 10, 9 e 3 anos, apresentaram os mesmos sintomas no período de internação: amidalite, vômito, febre, manchas e erupções na pele. Os casos estão sendo investigados e as aulas foram suspensas. A principal suspeita é de contaminação por bactéria Streptcoccus.
Outras quatro crianças seguem internadas com os mesmos sintomas. A menina Kamilla de Melo Silveira, de 10 anos, morreu na segunda-feira 23. Ela foi sepultada na terça-feira 24. De acordo com a família, foram apenas quatro dias entre os primeiros sintomas de mal-estar (vômitos) e a morte.
A primeira morte aconteceu em 24 de setembro, de um menino de 9 anos. Em 8 de outubro, morreu uma menina de apenas 3 anos.
Kamilla chegou a ficar internada. Ela foi levara para a Santa Casa de Misericórdia de São João Del Rei. A família abriu um boletim de ocorrência contra o hospital alegando falta de vaga na Unida de Terapia Intensiva (UTI).
Leia também: “Estudante de medicina morre depois de contrair infeção e sofrer falência múltipla dos órgãos.”
O atestado de óbito da menina consta a infecção generalizada pela bactéria Streptcoccus, sem que tenha sido feita a coleta das amostras para análise, segundo a família. Nas outras crianças, foi coletado o material e as análises seguem em curso. O material foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Del Rei emitiu uma nota técnica com a suspeita de contaminação pela bactéria Streptcoccus.
A pasta confirmou que uma outra menina, de 9 anos, ficou 16 dias internada com os mesmos sintomas e já teve alta. No caso dessa criança, foi confirmada a contaminação bacteriana.
Leia também: “Reino Unido em alerta por morte de crianças por Streptcoccus“
A prefeitura afirma que “não se trata de um surto” e que está tomando todas as medidas de prevenção. A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, por meio de nota, reafirmou o que disse a Secretaria Municipal de São João Del Rei.
O governo estadual informou, ainda, que está monitorando todos os casos e ministrando um curso para que os médicos possam identificar com rapidez os casos dessa infecção.
As escolas em três municípios foram fechadas

As escolas municipais de São João Del Rei foram fechadas temporariamente para desinfecção e limpeza generalizada. Duas cidades vizinhas, Santa Cruz de Minas e Tiradentes, também suspenderam as aulas e estão tomando as mesmas medidas de higienização. O mesmo está sendo feito em espaços públicos como praças e parquinhos.
A prefeitura de São João Del Rei informou que as escolas deverão permanecer fechadas até 5 de novembro. Tiradentes voltará com as aulas na próxima segunda-feira, 30. Ao todo, 4 mil alunos estão sem aulas, incluindo os de creches.
Leia também: “Minas Gerais: Últimas notícias”