Criminosos incendiaram ao menos 35 ônibus, na tarde desta segunda-feira, 23, na zona oeste do Rio de Janeiro. A ação aconteceu depois da morte de um miliciano, durante um confronto com a Polícia Civil, nesta manhã.
De acordo com a corporação, o miliciano é Matheus da Silva Rezende, de 24 anos, conhecido como Teteu e Faustão. Ele é considerado o número 2 da milícia da região do bairro Santa Cruz.
Matheus é sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, apontado como o número 1 da milícia na região. Ele teria sido o mandante dos atos de vandalismo contra os ônibus na zona oeste da capital fluminense.
Segundo o Rio Ônibus, esta segunda-feira é o dia com mais coletivos incendiados na história da cidade. Dos veículos queimados, 20 são de operação municipal, 5 do BRT e outros de turismo e fretamento. Além dos ônibus, também estão sendo incendiados pneus.
Incêndio de ônibus no Rio atinge dez bairros
Pelo menos dez bairros do Rio de Janeiro tiveram vias fechadas por causa dos ataques. São eles: Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra e Campinho.
Leia mais: “Exército e polícia dão recado a bandidos sobre metralhadoras”
A Avenida Brasil, principal via expressa da cidade, também chegou a ser fechada em um dos atos. Em toda a capital fluminense, às 18h30 havia cerca de 58 quilômetros de congestionamentos, o dobro da média das últimas três segundas-feiras.
BRT Suspenso
A empresa que opera o sistema BRT, MobiRio, anunciou a suspensão do sistema no corredor Transoeste, “devido a questões de segurança”.
A viação orienta os passageiros que precisam ir para os bairros Santa Cruz e Campo Grande a utilizarem as linhas dos corredores Transolímpica e Transcarioca, por meio da integração com o ramal da Supervia, pelo Terminal Deodoro e pelo Terminal Paulo da Portela, no bairro Madureira.
Aulas suspensas
A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal de ensino, em razão dos ataques aos ônibus. O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, divulgou a suspensão por meio do Twitter/X.
Leia também: “Sargento suspeito de matar colega comete suicídio”
“Diante do cenário de completa insegurança na zona oeste, determinamos a suspensão das aulas em todas as escolas municipais nas áreas afetadas”, disse Renan Ferreirinha. “Nossas equipes estão acompanhando de perto para minimizar os danos dessa guerra na vida do carioca, em especial nossos alunos e profissionais.”
TODAS VIDAS IMPORTAM – E TEM EQUIVALÊNCIA JUDICIAL (BY FACHIN): PARA CADA BANDIDO MORTO – E NÃO IMPORTA QUEM O MANDOU PARA O QUINTO DOS INFERNOS – A CIDADE, DE MORRO ABAIXO, PEGA FOGO. A TENTATIVA DE QUEIMAR PASSAGEIROS DE ÔNIBUS TEM ALGO QUE LEMBRA
OS GRUPOS TERRORISTAS DECANTADOS PELA ESQUERDA.
A coletiva do governador foi vergonhosa. Para mim é o reforço de que está sendo usado pelos donos do poder. A escalada de violência explodiu após a entrada do novo governo. Estão querendo combater claramente somente um grupo de bandidos, deixando o outro com território livre.
É lamentável o que voltamos a viver com muita pressão. Em minha opinião, desde dezembro deram início ao plano de trazer o caos. Para mim está claro que tudo que ocorreu em Brasília em dezembro foi orquestrado por indivíduos associados ao PT. Foi o início. Depois articularam o 8 de janeiro. Dizer que foram apoiadores do ex-presidente é uma afirmação muito forçada. Sempre que o PT está no poder, o caos ressurge. Desde então, todos os eventos que testemunhamos parecem estar relacionados ao PT e a outros partidos que o apoiam. No entanto, a mídia tradicional parece ignorar isso e cria diversas narrativas que distorcem a realidade.
A bandeira agora é a violência. Eles causam o caos e depois o deixam explodir para só depois aparecer como salvadores. Enquanto isso, a corrupção continua desenfreada nas estatais, no BNDES e em outros lugares. O povo é distraído por todo o caos que geram. E ninguém com influência e voz está se manifestando de forma tão contundente. Onde estão os congressistas supostamente de direita? Onde estão os senadores que poderiam controlar esse sistema judiciário apodrecido?
Mais uma vez, o PT volta sua atenção para o Rio de Janeiro. Após anos de governo federal, como explicar que os menos privilegiados ainda enfrentam dificuldades contínuas e, no entanto, continuam elegendo partidos como o PT e suas ideologias para representá-los?
Vai vendo…..o novo ministro da justiça já esteve sem segurança em comunidade hiper perigosa aqui no Rio dominada pelo PCC. Passados alguns meses começam o caos aqui no RIo de uma forma super forte. Foram deixando o poder paralelo avançar em regiões e agora começam o combate. Não sou a favor da milícia e nem de nada paralelo a segurança pública. Estou trazendo aqui é um sentimento de como o PCC vai avançar e dominar o Brasil. Na verdade, nada é para combater o crime e sim ampliar a região de domínio do PCC. Esse ministro já disse para o que veio. Foi o PT assumir e desde dezembro um caos que não tivemos em 4 anos de governo anterior.
Gaza 2
Só chamar o Dino ???? e os direitos dos Manos pra ir lá conversar!