Mais 219 brasileiros que estavam em Israel foram trazidos ao Brasil em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave pousou às 3 horas desta quinta-feira, 19, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.
O avião decolou pouco depois de 12h30 da quarta-feira 18 do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv.
Nas outras cinco viagens de Israel para o Brasil, foram trazidos 916 pessoas e 24 animais de estimação, segundo o governo federal. Para todos esses voos, foram disponibilizados médicos, psicólogos e enfermeiros.
Ao menos mil brasileiros em Israel devem ser repatriados pela FAB
Com o voo desta quinta-feira, 1.135 brasileiros foram repatriados e há pedidos de volta para o Brasil de ao menos outras mil pessoas. Inicialmente, o Brasil disse que havia 2,5 mil pedidos de retorno ao país. Algumas pessoas já voltaram por conta própria, em aviões comerciais. Entretanto, o governo ainda não informou o número oficial nem tampouco quantos voos ainda pretende fazer para Israel.
De acordo com o governo, a repatriação segue critérios de prioridade. Aqueles que moram no Brasil e estão sem passagem aérea de volta são os primeiros. Além disso, gestantes, idosos, mulheres e crianças têm preferência.
+ 5º voo de brasileiros resgatados de Israel chega ao Rio de Janeiro
O Ministério das Relações Exteriores recomenda que as pessoas que têm passagens aéreas ou que possam comprá-las embarquem em voos comerciais do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel-Aviv, o maior terminal de Israel, para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.
Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel, e 6 mil na Palestina, segundo estimativas do Itamaraty, sendo que a maioria está fora da área de conflito. Até agora, o governo não conseguiu repatriar nenhum brasileiro que esteja em Gaza. O Hamas, organização terrorista que atacou Israel em 7 de outubro, causando a guerra, tem criado obstáculos até mesmo à saída dos estrangeiros.