O sétimo voo de repatriação de brasileiros do Líbano chegou na tarde desta terça-feira, 22, à Base Aérea de São Paulo da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada no Aeroporto de Guarulhos (SP).
Ao todo, 82 brasileiros, incluindo 11 crianças de colo e um animal de estimação, deixaram o Líbano na aeronave KC-390 Millennium, da FAB, que foi designada no lugar do avião KC-30 para realização da Operação Raízes do Cedro.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Quase 3 mil integrantes da comunidade brasileira no Líbano demonstraram interesse ao governo brasileiro em deixar o país, que se tornou mais um local da guerra entre Israel e terroristas do Hamas e Hezbollah.
Mais de 1,3 mil brasileiros foram repatriados do Líbano
Desde o início da Operação Raízes do Cedro, no dia 5 de outubro, já foram retiradas 1.399 pessoas e 16 animais de estimação do Líbano. A operação é uma iniciativa conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, que visa a repatriar brasileiros em meio ao agravamento da situação no país.
Na chegada ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a operação conta com o suporte de diversas outras instituições, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério da Saúde, além de órgãos como a Polícia Federal, a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
A Embaixada do Brasil em Beirute, por meio do Itamaraty, está em contato com os brasileiros que ainda estão no Líbano e seus familiares para prestar assistência consular. O governo avalia, conforme a evolução da situação de segurança no país, a necessidade de organizar novos voos de repatriação.
O governo brasileiro também renovou o alerta para que todos os cidadãos brasileiros sigam as orientações das autoridades locais. Para aqueles que possuem condições financeiras, a recomendação é tentar deixar o Líbano por meios próprios. O aeroporto de Beirute segue operando e a Middle East Airlines, companhia aérea local, aumentou a frequência de seus voos.