O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as empresas de telecomunicações guardem os registros de geolocalização das pessoas que estiveram nas imediações da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo 8. Segundo Moraes, os manifestantes que estavam com celulares serão identificados e as informações usadas para apuração de responsabilidade nos eventos ocorridos ontem.
As empresas provedoras de serviços móveis deverão armazenar os registros de conexão dos manifestantes “pelo prazo de 90 dias”, destacou Moraes no despacho, tempo “suficiente para a definição ou a identificação de geolocalização dos usuários”, tanto nas imediações da Praça dos Três Poderes, quanto no quartel do Exército, em Brasília.
O pedido para identificar os manifestantes por meio dos celulares partiu do advogado-geral da União, Jorge Messias, e abrange também a identificação dos manifestantes acampados nas proximidades do Quartel-General do Exército na capital federal.
A petição foi direcionada a Moraes por ser o relator dos inquéritos inconstitucionais que apuram os atos antidemocráticos e da suposta existência de milícias digitais. O documento cita o artigo 359-L do Código Penal (tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes constitucionais).
Peraí, e se o cara tava olhando, do lado de fora, a turba quebrar tudo, Vai ser preso, também? GPS civil tem erro de 10 metros. O cara que tava a 10m de algo, entrou e quebrou também? kkkk
Que loucura, isso aí é legal mesmo? (não é a assim chamada “expedição de pesca”? lança rede ampla, pra ver o que aparece?)
Eu já estranhei o Dino falar em “flagrante estendido”, que durava horas após o quebra-quebra. Quer dizer, o cara tava andando pela Asa Sul com camisa do Brasil, em tese, o camburão podia encostar e engavetar. É isso o “Estado Democrático de Direito”? É que nem a “República Democrática da Coreia”, né?
Ainda bem que não tive filho que estudou direito, se não o garoto ia estar louco, a esta etapa hahaha
Prisão por geolocalização é coisa de maluco, sociedade enlouqueceu!
Iniciem georreferenciando os celulares dos presídios.
“….A mando”…. O sujeito está mandando e desmandando no país. Juristas dizem que em alguns casos, fora da constituição.
Manda cortar uzovo deles Xandão aí baixam o fogo OU com o DinoSAURO criem um campo de ressoloalizacão vulgo Gulag em Cajapió no Maranhão transfiram estes tolos para lá e convide o Zé Dirceu para dirigir o campo que ele merece dar vazão a seus instintos imorais e insanos.
Por favor, corrijam o texto e utilizem o termo correto. Não são manifestantes, são criminosos e marginais. São terroristas.
Terroristas, assim como, métodos do PT,PSOL e Cia….
Nem precisa esperar as informações relativas aos celulares, tem uma enxurrada de vídeos na internet, inclusive daqueles supostamente infiltrados. Começa logo por estes!
O padrão de reação do Estado (um estado de exceção não declarado) é o de enfrentamento de uma guerra civil.
Do outro lado, no entanto, está um exército armado apenas com sua força moral… até que surjam as primeiras vítimas fatais ou mesmo um primeiro massacre. Os mártires.
Os desdobramentos de situações como a atual são imprevisíveis.
serão acusados por estarem em Brasília ? então prende a todos na cidade, né ?
Observação perspicaz. O fato de estar na multidão não implica, por si só, participar dos danos materiais.
Observação idiota. O texto é explícito ao dizer que se tratam das pessoas no entorno dos prédios invadidos.
Hoje em dia, as empresas privadas são privadas apenas no nome. Entregam todas as informações que o Estado solicita de seus clientes, como se os dados fossem seus. Não são. Têm apenas a guarda. E essa nova lei de processamento de dados, não está valendo? Tanto barulho por nada. Falaram, falaram tanto, mas se é o Estado que solicita, pronto, não tem mais sigilo de nada, o cidadão fica nu. Penso que se o cliente paga pelos serviços, ele paga por tudo, inclusive o sigilo de seus dados. Eu sempre acreditei na inviolabilidade da correspondência. Não colho celular de ninguém: esposa, filhos, amigos, nada. O sigilo pra mim é sagrado. Uma crença, só isso.
Colho não, olho.
Boa!
Os dados são sigilosos no sentido de que não estão disponíveis para consulta pública. É mais do que óbvio que as empresas têm a obrigação de colaborar com investigações de justiça, como neste caso
pega fogo cabaré….
…um país dirigido por um bandido, ilegitimamente eleito, e, instituições corruptas (STF/Congresso) JAMAIS estará dentro da normalidade. Os pavios foram acesos…e as dinamites começam a explodir. E assim será! Culpados nisso aí? Cito apenas 10: Xandão, Fachin, Barroso, Rosa Webber, Gilmar Mendes, Lula, Imprensa subversiva, Pacheco, Lira e vagabundo parasita que votou no ladrão. E ponto final…
Muito bom que se saiba onde cada um estava, assim como se faça detalhada análise desta questão dos infiltrados, se houveram e quem efetivamente são. Mas que haja uma comissão para acompanhar o assunto, e que não fique esta informação apenas com um dos lados.
Sai daqui, golpista
Vai ter muito celular nas latas de lixo em frente de casas de esquerdistas.
Mas enfim, se todas as pessoas realmente soubessem como é fácil ser traçado pelo celular e como estes aparelhos espionam e transferem dados do usuário para servidores sabe-se lá quais e com que propósitos em lugar da “nuvem”, jogariam eles na primeira lata de lixo que encontrassem pela frente.
Mas o bom gado nunca sabe a coleira que veste.
Procurem na Internet os vídeos de Edward Snowden, lá ele explica bem como funciona o “companheiro” que você leva no bolso todo dia.
Os que quebraram e os que não quebraram estes na imensa maioria?