O empresário Abilio Diniz, que morreu neste domingo, 18, costumava divulgar mensagens motivacionais em seus perfis nas redes sociais. Em frases curtas, ele abordava assuntos como sucesso, empenho e dedicação.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O último conteúdo nesse sentido foi ao ar em 8 de janeiro. Na ocasião, Diniz registrou qual foi a sua maior ousadia. “Minha maior ousadia foi sempre pensar grande.”
No Instagram, a mensagem viralizou. Somente na plataforma, na qual o empresário contava com 850 mil seguidores, a postagem com a frase sobre ser ousado e pensar grande registrou mais de 20 mil curtidas, além de quase 300 comentários.
“Eu sempre quis fazer algo de importante nesta vida, deixar a minha marca”, afirmou Diniz, no texto que acompanhou a frase — que foi publicada como imagem. “Mas, para conseguir isso, era preciso ter uma mentalidade ousada, vencedora. Por isso, eu sempre pensei grande porque ser grande é uma escolha. Basta acreditar e ir atrás.”
Abilio Diniz também publicava sobre fé, dor, luta e vitória
Empresário que por décadas controlou o Grupo Pão de Açúcar e depois se tornou acionista do Carrefour, Abilio Diniz usou as redes sociais para, entre outros assuntos, abordar a sua fé. No dia 7 de novembro do ano passado, ele publicou mensagem em que registrou a sua crença em Deus.
“Quando peço algo a Deus, antes pergunto a mim mesmo: o meu pedido é justo?”, publicou Diniz. “Eu já fiz a minha parte?”
Em outros momentos, ele deu vez a frases voltadas ao ambiente corporativo. Em 11 de dezembro de 2023, afirmou que “os vencedores do mundo focam em gestão”. Nesse sentido, aproveitou para divulgar sua análise a respeito do que ele identificava como um problema na ocasião: a ausência de bons líderes.
“Há anos me dedico a ensinar tudo aquilo que aprendi em termos de liderança e gestão”, afirmou o empresário. “Trabalhando por esse mundo afora, posso dizer que bons projetos não faltam, mas há uma carência enorme de bons líderes e bons gestores. Por isso, minha dica é que vocês se dediquem a estudar e se desenvolver nesses temas para que se tornem profissionais mais completos e diferenciados.”
Pensamentos de professor
Ao destacar, em novembro do ano passado, que vinha atuando como professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Diniz revelou aos internautas a frase que sempre compartilhava com os seus alunos. “Lute para ser o melhor”, era a primeira parte da mensagem. “Ser o maior é consequência.”
“Essa é uma frase que sempre ensino aos meus alunos da FGV e que aprendi ao longo da minha trajetória empresarial”, postou o empresário — e professor universitário. “Trabalhe duro para ser o melhor naquilo que você se propõe a fazer. O resultado virá.”
Em abril de 2023, Diniz também compartilhou com o público das redes sociais um outro ensinamento que repassava aos alunos da FGV. De acordo com ele, ninguém nascia com a aptidão de liderar.
“Ninguém nasce líder”, afirmou o ex-dono do Grupo Pão de Açúcar. “É preciso buscar e se capacitar.”
Dessa forma, ele explicou, por meio da legenda do Instagram, o que ele entendia como as principais virtudes de um bom líder. Saber ouvir foi um dos itens, por exemplo.
“Eu sempre reforço para meus alunos que para ser um líder é preciso se capacitar”, publicou o empresário. “Ao longo do caminho, um bom líder sempre deve estar aberto a ouvir, a aprender em todas as oportunidades e com todos a sua volta. É por isso que gosto de compartilhar minha experiência e minhas técnicas de gestão e liderança com tantas pessoas para que eu possa contribuir de alguma maneira com o desenvolvimento delas a partir da minha trajetória.”
Reflexão a respeito da idade
Ainda pelas redes sociais, Abilio Diniz chegou a compartilhar conteúdo que serviu para reflexão a respeito da faixa etária. Em 2 de outubro do ano passado, ele lembrou que a data anterior — 1º de outubro — passou a ser conhecida como sendo Dia do Idoso.
“Para ser idoso é preciso ter idade”, afirmou. “Para ser jovem qualquer idade serve.”
“Sempre digo que envelhecer é uma certeza, mas envelhecer bem é uma escolha”, escreveu assim o empresário. “Ontem, no Dia do Idoso, refleti muito sobre essa frase. Afinal, carrego comigo a ideia de morrer jovem o mais tarde possível. E se hoje, aos 86 anos, me sinto muito jovem, foi por ter começado a me preparar desde meus 20 e poucos anos, cuidando do meu corpo, do meu espírito e da minha mente. E você, o que está fazendo hoje para ter uma longevidade com qualidade amanhã?”
Aos 87 anos, o empresário, professor universitário e apresentador de TV (teve um programa de entrevistas na CNN Brasil) Abilio Diniz morreu na noite deste domingo, 18, vítima de insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de uma pneumonia.
Diniz teve seis filhos e 18 netos, além de bisnetos. Ele deixa a mulher, Geyze, com quem era casado desde 2004.
Que a terra receba o Sr Abílio, nem leve ou pesada, apenas justa.