A plataforma de streaming Brasil Paralelo (BP) lança nesta quarta-feira, 25, às 20 horas, o documentário Duas Vidas – Do que estamos falando quando falamos de aborto. A BP vai transmitir o filme em seu canal do YouTube, gratuitamente.
Com direção de Elton Mesquita, a obra apresenta reflexões a respeito do direito à vida. Além disso, investiga as consequências do aborto para o feto, para a mãe e para a sociedade.
Leia também: “‘Não ao aborto’, diz arcebispo de Aparecida durante sermão“
“O fenômeno do aborto nos diz muito sobre nossas consciências, sobre onde estamos enquanto sociedade, sobre nossa participação no que chamamos de humanidade”, diz Mesquita.
“Por muito tempo a natureza real desse fenômeno tem sido encoberta para tornar o assunto palatável. É necessário agora puxar o pano que encobre o assunto e mostrá-lo em toda sua crueza.”
O tema vem sendo objeto de amplo debate depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter colocado em pauta a descriminalização do aborto em gestações de até 12 semanas. O julgamento foi suspenso, mas o plenário presencial da Suprema Corte deve retomá-lo em breve.
Produção ‘passou na frente’ pela urgência do tema
De acordo com a empresa, o documentário não estava nos planos, mas tornou-se prioridade devido à importância e à atualidade do assunto. Nesse cenário, a BP visa a contribuir para a qualidade do debate público.
Lucas Ferrugem, CEO da BP, afirmou que a produtora seguiu o seu propósito de buscar a verdade, “sobre um dos assuntos mais debatidos no Brasil”. No entanto, “produzir e lançar este material é apenas uma parte do que precisa ser feito” pois, segundo Ferrugem, “o verdadeiro impacto no debate público” estaria na difusão desse conteúdo para “todas as camadas da sociedade”.