Entre as vítimas do acidente com um avião bimotor da Voepass, que caiu na tarde desta sexta-feira, 9, em Vinhedo, no interior de São Paulo, está comissária de bordo Debora Soper Avila, de 28 anos.
O avião transportava 57 passageiros e quatro tripulantes. Ninguém sobreviveu. Debora, natural de Porto Alegre (RS), descrevia-se como uma “apaixonada pela aviação”.
Bombeiros contiveram as chamas do avião bimotor que caiu em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira, 9. pic.twitter.com/kzf5Ax8YRN
— Revista Oeste (@revistaoeste) August 9, 2024
“Comissária de bordo, apaixonada pela aviação e pela excelência em bem atender, encantar e ir além das expectativas”, escreveu Debora, em uma rede social.
Ela trabalhava na VoePass desde março de 2023 e tinha experiência anterior em outra companhia aérea, entre 2018 e 2019. Era formada em gestão de recursos humanos.
Família de Debora recebe notícia de sua morte
A família de Debora confirmou a informação à RBS TV, filial gaúcha da Rede Globo. Seu irmão, mãe e companheiro já foram notificados sobre sua morte.
“Estou em choque”, disse Luigi Soper, de 42 anos, irmão de Debora. “Neste sábado, 10, eu e meu cunhado vamos a São Paulo. A companhia aérea fez contato, vai conseguir um voo para nós, para a gente poder acompanhá-la de perto.”
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na quarta-feira 7, o avião operou na rota entre Caxias do Sul (RS) e Guarulhos (SP), sem incidentes, conforme a administração do aeroporto.
Reação do governador do Rio Grande do Sul, sobre queda de avião
Antes da divulgação da lista de vítimas, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou o acidente.
“A queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP) é uma tragédia que entristece a todos nós”, escreveu. “Desastres aéreos não fazem parte da rotina dos brasileiros e perder tantas vidas dessa maneira é muito impactante. Expresso a minha solidariedade às famílias das vítimas, rogando a Deus que lhes dê conforto nesse momento difícil.”
Histórico de acidentes aéreos no Brasil
O acidente em Vinhedo é o quinto mais fatal no Brasil. A maior tragédia aérea do país aconteceu em 17 de julho de 2007, quando um avião da TAM, que decolou de Porto Alegre, não conseguiu pousar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
À ocasião, a aeronave da TAM colidiu com um prédio. O acidente resultou na morte de 199 pessoas, sendo 98 delas residentes ou naturais do Rio Grande do Sul.