O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai retomar o embarque e desembarque de passageiros nesta segunda-feira, 15, depois das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, informou a concessionária Fraport.
Os pousos e as decolagens, por ora, permanecem na Base Aérea de Canoas, que passou a receber parte dos voos desviados devido às inundações.
Além do embarque, os procedimentos de segurança serão realizados nos pisos 2 e 3 do aeroporto, que não foram afetados pela enchente e passaram por adaptações.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Como será o embarque
A área de embarque internacional será utilizada tanto para check-in quanto para o embarque. Os passageiros serão transportados de ônibus do terminal até a Base Aérea. A operação provisória de embarque no Park Shopping Canoas não será mais utilizada.
Para acessar o terminal, os passageiros devem subir pela rampa externa até o segundo piso, entrando pelas portas 5 e 6 para realizar o check-in e despachar bagagens.
Depois do check-in, os passageiros devem subir para o 3° piso, onde a inspeção de segurança será realizada na área de embarque internacional. Depois, devem seguir as sinalizações para embarcar no ônibus até a Base Aérea de Canoas.
Leia também: “Ranking coloca 2 aeroportos brasileiros entre os 10 melhores do mundo”
Como será o desembarque
Para desembarcar na Base Aérea de Canoas, os passageiros serão levados de ônibus até o aeroporto. A descida será na estação de ônibus, onde as bagagens poderão ser retiradas.
Não é permitido deslocamento direto até a Base sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
O ponto de transporte por aplicativo permanece no canteiro central, em frente à porta 1. Para utilizar o serviço de táxi, os passageiros devem ir ao canteiro central, próximo à porta 3.
Leia também: “Aeroporto de Porto Alegre retoma embarque de passageiros na próxima semana”
O Estacionamento 2, gerido pela Estapar, estará disponível para carros e motos, com tarifas especiais. As empresas de transporte turístico Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur terão balcões de atendimento na estação de ônibus, assim como as locadoras Localiza, Locasul, Movida e Unidas.
Serviços de alimentação
Algumas operações de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada para atender à demanda de passageiros. O terminal funcionará das 6h às 21h, e os passageiros devem se apresentar no aeroporto três horas antes do voo.
O embarque se encerrará uma hora e meia antes do voo. Depois desse período, não será possível entrar na sala de embarque.
Leia também: “Aeroporto de Congonhas conquista nota máxima em segurança”
Os danos na pista estão sendo avaliados por técnicos. A Fraport informou na semana passada que vai apresentar ao governo federal um levantamento das necessidades para a recuperação da pista nos próximos dias.
“Em momento oportuno divulgaremos o resultado do diagnóstico feito na infraestrutura do aeroporto”, afirmou a empresa.
A expectativa do governo federal é que a retomada completa do aeroporto ocorra até o final do ano.