O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai reabrir parcialmente em outubro com 50 voos diários. O horário de funcionamento será das 10h às 22h, conforme informou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta terça-feira, 16.
A normalização completa das operações deve ocorrer em dezembro, ainda de acordo com o ministro.
Apoio financeiro à concessionária do aeroporto
Até a próxima sexta-feira, 19, a Advocacia-Geral da União (AGU) deve se pronunciar sobre a possibilidade de o governo federal auxiliar financeiramente a concessionária Fraport.
Na próxima segunda-feira, 22, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai encaminhar uma proposta ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre um possível reequilíbrio econômico.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Essa será a primeira etapa da reabertura do aeroporto”, informou o ministro a jornalistas no Palácio do Planalto. “Até dezembro, o Salgado Filho estará 100% aberto, como operava antes da enchente que ocorreu, infelizmente, no Rio Grande do Sul.”
Impactos e adaptações depois de enchente histórica
A Fraport solicitou um reequilíbrio financeiro, que será discutido com a AGU e, posteriormente, com o TCU. “Reequilíbrio é, como vocês sabem, concessionária solicitar recursos de ações que a seguradora pode vir a não pagar”, afirmou Costa Filho.
Desde esta segunda-feira, 15, o aeroporto retomou as operações de embarque e desembarque de passageiros.
O retorno aconteceu mais de dois meses depois da inundação histórica no Rio Grande do Sul, que afetou o aeroporto e diversos locais em Porto Alegre.
Contudo, os voos ainda partem da Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana. O transporte de ônibus é fornecido pela Fraport.
A concessionária alerta que os passageiros não devem ir diretamente à base de Canoas para embarcar.
Como será o desembarque
Para desembarcar na Base Aérea de Canoas, os passageiros são transportados de ônibus até o aeroporto. A descida será na estação do veículo, onde retira-se as bagagens.
Não é permitido deslocamento direto até a base sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
O ponto de transporte por aplicativo permanece no canteiro central, em frente à porta 1. Para utilizar o serviço de táxi, os passageiros devem ir ao canteiro central, próximo à porta 3.
O Estacionamento 2, gerido pela Estapar, estará disponível para carros e motos, com tarifas especiais.
As empresas de transporte turístico Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur terão balcões de atendimento na estação de ônibus, assim como as locadoras Localiza, Locasul, Movida e Unidas.