O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou na última terça-feira, 15, que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), será reaberto para voos comerciais na próxima segunda-feira, 21, com 70% das operações. A declaração foi dada depois de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O terminal foi fechado em maio, depois das enchentes no Rio Grande do Sul. Desde então, obras de recuperação e reforma têm sido feitas no local.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Com retomada do Aeroporto de Porto Alegre, Base Aérea de Canoas terá menos voos
Segundo o ministro, na medida que a demanda for baixando, o governo vai diminuir o número de voos da Base Aérea de Canoas, que ficou responsável por operar parte dos voos que teriam o Salgado Filho como origem ou destino.
Costa Filho disse que os voos internacionais serão retomados em dezembro. “A gente quer esperar esses próximos três meses, outubro, novembro e dezembro, para fazer toda a transição de toda a aviação do Rio Grande do Sul.”
Uma cerimônia de reinauguração do aeroporto foi marcada para esta sexta-feira, 18, segundo o ministro.
Ministro anuncia reunião com companhias aéreas
Costa Filho disse ainda que membros de sua pasta vão se reunir na semana que vem com as maiores companhias aéreas do país para discutir acesso a crédito, por meio dos recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), como parte da agenda de reestruturação das empresas.
“O que a gente está discutindo agora é a modelagem de como vão se dar essas operações da Latam, da Azul e da Gol, que vão ter acesso ao FNAC. A gente está discutindo o processo de garantias. Na próxima semana, vamos fazer uma reunião com a Gol, com a Azul e com a Latam, separadamente com cada companhia aérea, para ver de que forma cada uma, dentro da sua realidade financeira, da sua realidade fiscal, da sua realidade interna, vai poder ter acesso a esse crédito através do BNDES”, disse ele.
Leia também: 120 dias de tragédia, reportagem publicada na Edição 235 da Revista Oeste
Redação Oeste, com informações da Agência Estado